A iniciativa da Cemar buscou estimular a autoestima de pacientes em fase quimioterápica

A queda dos cabelos é uma parte impactante do processo de cura do câncer. Por isso, na manhã dessa terça-feira (30), o Instituto Amar Mais recebeu a doação de lenços femininos destinados às mulheres em tratamento do câncer, que durante a quimioterapia perdem os cabelos e, com eles, uma parte importante da autoestima.
O objetivo da iniciativa foi contribuir com o embelezamento das pacientes, encerrando a programação da campanha Outubro Rosa, num gesto de gentileza e empatia. A iniciativa partiu de uma mobilização voluntária das colaboradoras da Companhia Energética do Maranhão (Cemar), por meio do programa Energia do Bem, que busca ser cada dia melhor para os maranhenses. O momento aconteceu na sede administrativa da concessionária, em Imperatriz.
Uma das mobilizadoras da ação, a assistente administrativo da Cemar, Ana Paula Galvão, afirma que "todos os anos a gente usa camiseta rosa para a luta contra o câncer. Mas este ano decidimos fazer diferente: adotamos o uso dos lenços no nosso dia a dia, durante as nossas atividades normais de trabalho, com o objetivo de nos sensibilizarmos, nos colocarmos no lugar das mulheres em tratamento. Ao final, doamos esses lenços para mostrar a elas que estamos de mãos dadas e elas não estão sozinhas", destaca.
Durante a ação, as representantes do Instituto realizaram uma palestra aos colaboradores para apresentar a instituição, esclarecer as formas de doação, esclarecer informações sobre a prevenção do câncer e, principalmente, alertar sobre as condições fragilizadas físicas e mentais que muitos pacientes se encontram, necessitando de apoio e atenção social.
Irlani Gomes, presidente do Instituto Amar Mais, ressalta que "durante o tratamento, o paciente está muito debilitado não apenas pela doença, mas principalmente psicologicamente. Então, a ideia do lenços foi excelente, pois trabalhar a autoestima deles é extremamente importante nesse momento! Parabenizamos a Cemar, pois a participação das empresas é essencial nessa grande corrente", agradece. (Assessoria de Imprensa da Cemar)