Imperatriz realizará ação em comemoração ao Dia da Arvoré, na Vila Vitória

O Núcleo de Educação Ambiental (NEA), da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (Sepluma), da Prefeitura de Imperatriz, realizará na próxima sexta-feira (19), a partir das 9h, em comemoração ao Dia da Árvore, “Ação de Arborização” na Vila Vitória. A informação foi prestada ontem à reportagem pelo secretário Richard Seba Caldas (Sepluma).
Segundo ele, o projeto será desenvolvido em parceria com a Escola Municipal José de Queiroz, Instituto Semente do Futuro, secretarias municipais de Agricultura, Abastecimento e Produção (Seaap) e de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sinfra) e a iniciativa privada.
“A meta do projeto é minimizar a problemática de escassez de arborização no município de Imperatriz, bem como maximizar o verde urbano na cidade, por meio do plano de ação ‘Arborização Urbana’”, disse ele, ao explicar que a iniciativa tem o objetivo ainda de conscientizar a população de Imperatriz acerca da necessidade de ampliação da área verde, visando alcançar melhorias nos níveis de qualidade de vida do cidadão imperatrizense.
A coordenadora Ângela Lima Sousa, do Núcleo de Educação Ambiental (NEA), observa que a ação será executada na Avenida Coletora 02 e nas ruas José de Queiroz e Helena Alves da Silva, no bairro Vila Vitória. “Esse projeto contribui efetivamente na ampliação do verde urbano aumentando os benefícios da arborização e sua preservação, como fonte de uma melhoria da qualidade de vida e equilíbrio ambiental”, acrescenta.
Ela ressalta que a “Ação de Arborização” visa também estimular o plantio de espécies adequadas nas vias públicas; mostrar a importância da área verde para a sociedade; incentivar a participação individual e coletiva na preservação e ampliação da arborização urbana e desenvolver a prática do plantio como hábito da população de Imperatriz. 
Ângela Sousa assinala ainda que a “Ação de Arborização” prevê a plantação nessa primeira etapa de 53 mudas na Vila Vitória, e utilizará manilhas, grades protetoras e ferramentas para o plantio. “Nós queremos envolver a participação de toda a comunidade nessa ação na Vila Vitória”, finaliza. (Gil Carvalho)