Projetos foram avaliados pela equipe do Comitê Científico da Semed

A Escola Municipal Afonso Pena, no povoado 1700, realizou nessa quarta-feira, 17, na quadra poliesportiva Raimunda Silva Oliveira, a I Mostra Científica, com exposição de oito trabalhos de pesquisas, desenvolvida pelos alunos do ensino fundamental. Com extrativismo e comercialização do açaí como ponto forte da economia local, a instituição aproveitou a realidade para destacar tema durante as atividades.
Assuntos como "Açaí como fonte de energia nas atividades físicas e Receitas culinárias do fruto do açaizeiro no povoado 1700" ganharam destaque pela relevância social. Além disso, foram abordados temas como "As consequências do uso excessivo das tecnologias"; "Animais de estimação"; "Alimentação saudável"; "Lixo escolar", "Depressão" e "Diabetes".
O estudante Thiago Mota da Silva, 12 anos, revela de onde partiu o interesse pela pesquisa sobre receitas com açaí. "Normalmente aqui trabalhamos com açaí batido na máquina. As receitas do bolo, entre outras, nós não trabalhamos muito. Muitas pessoas vêm procurar aqui e não acham, por isso escolhemos essas receitas para que as pessoas vejam que podem ser feitas diversas receitas com o produto", destacou.
Em exposição no estande, sobremesas como pudim, cocada, mousse, bolo e pavê produzidos com açaí. Além de distribuição das receitas utilizadas pelos pesquisadores na produção das comidas.
A Escola Municipal Senhor Jesus, da Vila Conceição II, participou como instituição visitante para prestigiar os trabalhos. A Secretaria Municipal de Educação, Semed, garantiu o transporte escolar dos estudantes.
A gestora Maria Evanderly Lopes Souza explica que a participação de outras escolas é importante para interação dos alunos. "Infelizmente, nesta época, os pais não podem participar dos eventos escolares dos filhos pelo trabalho com a colheita do açaí, ou estão nas feiras. E com a visita de outra escola, os alunos se sentem mais valorizados", finalizou.

Mostra Científica

As ações de cunho científico nas escolas fazem parte do projeto Pesquisadores do Século XXI, desenvolvido pela Semed. Trata-se do fomento à pesquisa, ao estudo extraclasse e ao desenvolvimento de projetos. Os trabalhos com destaque em relevância social e direcionadas para a transformação coletiva também serão expostos na I Mostra Científica Municipal, que ocorre em novembro e premiará as melhores ideias. (Sara Ribeiro - Ascom)