No dia 13 de agosto de 2011, comemora-se os 60 anos da regulamentação da Profissão de Economista no Brasil. A atividade profissional privativa do economista exercita-se, liberalmente ou não, por estudos, pesquisas, análises, relatórios, pareceres, perícias, arbitragens, laudos, certificados ou por quaisquer atos, de natureza econômica ou financeira, inclusive por meio de planejamento, implantação, orientação, supervisão ou assistência dos trabalhos relativos às atividades econômicas ou financeiras, em empreendimentos públicos, privados ou mistos, ou por quaisquer outros meios que objetivem, técnica ou cientificamente, o aumento ou a conservação do rendimento econômico.
Visando comemorar tão relevante data, a Faculdade de Educação Santa Terezinha (FEST), através do Departamento de Economia, promoverá a Semana do Economista, nos dias 10, 11 e 12 de agosto, onde serão realizadas palestras abertas a toda a sociedade de Imperatriz e região.
A programação da Semana do Economista começará a partir de amanhã, com a palestra “O Mercado de Trabalho e as perspectivas dos profissionais de Economia no Maranhão”, com o professor Felipe Macedo de Holanda. O palestrante é vice-presidente do Conselho Regional de Economia, graduado pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo, em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da mesma universidade paulista; mestre em economia pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas, professor assistente da UFMA e consultor do Sebrae.
Já na quinta-feira, será a vez da segunda palestra, cujo tema será “Mapa da Distribuição Espacial da Renda no Brasil”. “A Participação do Norte e Nordeste no Contexto Nacional” será ministrada pelo professor Francisco Viana Cruz, graduado em Economia pela Universidade Federal do Tocantins – UFT; Especialização em Auditorial Governamental pela Universidade do Tocantins – UNITINS; Mestrado em Desenvolvimento Regional pela UFT; professor substituto no curso de Ciências Econômicas pela UFT (2006/2008); professor efetivo de Economia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFTO; vice-presidente do Conselho Regional de Economia-TO - CORECON-TO (2009/2010) e conselheiro do CORECON-TO/2011.
Na sexta-feira, uma das mais esperadas palestras da Semana do Economista, com o professor Carlos Alberto Barboza da Silva, administrador de empresas formado pela Universidade Estácio de Sá. Ele realizou diversos cursos sobre Mercado de Capitais pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC), atuou como Diretor Executivo da Interbank Corretora de Título e Valores, gerente operacional na Corretora Fair, gerente da Fundação Vale do Rio Doce de Seguridade Social (VALIA) e atualmente presta serviços como consultor da BM&FBOVESPA para divulgação do Programa de Popularização. Ele falará sobre o tema “BM&F BOVESPA e O Mercado de Ações e de Derivativos”.
O professor Fernando Reis, professor e coordenador do curso e do evento, fez questão de destacar a importância dos economistas na sociedade atual, em que os profissionais deixaram de buscar apenas um curso superior para viabilizar uma carreira profissional. “Conseguimos avançar e mudar o paradigma de que o economista é coisa de cidade grande. Estamos presentes no dia-a-dia da sociedade”, afirmou.
Para ele, a economia hoje é globalizada e tudo o que acontece em determinado país preocupa, pois atinge os mais distantes lugares, seja grande, médio ou pequeno. “Por isso, chamamos a atenção dos estudantes e da própria sociedade para participarem destas palestras, que são atuais e bastante importantes para a própria sociedade”, frisou.
Todas as palestras serão iniciadas a partir das 19 horas, no auditório da Fest, com entrada franca. Os inscritos terão direito a certificado com 12 horas/aula para trabalhos extracurriculares.