Desembargador Lourival Serejo - Padre Francisco Lima

Domingos Cezar

O desembargador Lourival Serejo e o Padre Francisco Lima, ambos membros da Academia Imperatrizense de Letras - AIL, receberão em sessão solene que se realiza às 8h desta quinta-feira (15), na Câmara Municipal de Imperatriz, o título de Cidadão Imperatrizense, pelos relevantes serviços prestados ao município.
O título a Lourival Serejo é projeto de indicação do vereador José Carlos Soares Barros, presidente da Câmara Municipal, enquanto o título do Padre Francisco Lima é de autoria do vereador Carlos Hermes. Os acadêmicos, sob a liderança do presidente Trajano Neto, prestigiarão a solenidade que homenageia esses dois confrades.
De acordo com o presidente José Carlos Soares Barros, ambas as indicações foram aprovadas no ano passado, mas somente agora é que se abriu uma vaga na agenda do desembargador Lourival Serejo. "Desta forma, optamos por entregar o título ao Padre Francisco Lima como prova de admiração aos membros da Academia de Letras", afirma José Carlos.
Perfis - Lourival de Jesus Serejo nasceu em Viana (MA) e formou em Direito em 1976, pela UFMA, especializando-se em Direito Público, pela Faculdade de Direito do Ceará, e em Direito Processual Civil, pela Universidade Federal de Pernambuco. Ingressou na magistratura, em 1981, exercendo a função de juiz em várias comarcas, inclusive Imperatriz.
Desde 2007 é desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, onde integra a 3ª Câmara Cível. Atualmente é presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão. É membro fundador da Academia Imperatrizense de Letras - AIL, membro fundador da Academia Vianense de Letras e membro fundador da Academia de Letras Jurídicas.
Recentemente tomou assento em cadeira na Academia Maranhense de Letras. É também membro do Instituto Brasileiro de Direito da Família; do Instituto dos Magistrados do Brasil; da Associação dos Magistrados Brasileiros e da União Brasileira de Escritores. Tem várias obras publicadas e trabalhos publicados em revistas e jornais.
Francisco Lima Soares nasceu em 1964, no município de Araguatins (TO). Estudou os cursos primário e secundário, em Imperatriz. Ingressou no Seminário Santo Antonio, em São Luis, onde cursou Teologia e graduou-se em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará.
Fez mestrado em Ciências Sociais e Econômicas na Faculte des Sciences Sociales Et Economiques na Universitas Catholicas Parisiense, em Paris. É Pós-graduado em Filosofia e Modernidade pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Pós-graduado em Mídia e Opinião pela Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo.
Atualmente é pároco da Paróquia de Fátima e professor das disciplinas de Sociologia Geral e Sociologia Jurídica, na Faculdade de Educação Santa Terezinha (FEST). É membro fundado da Cadeira 40 da Academia Imperatrizense de Letras - AIL, que tem como patrono Curt Nimuendaju.