Acadêmicos atentos ouvem a palestra do confrade Arnaldo Monteiro

Domingos Cezar

Acadêmicos que estiveram presentes na reunião da última quinta-feira (14) da Academia Imperatrizense de Letras (AIL) viveram dois momentos distintos no que diz respeito à cultura do município. Ao abrir a sessão, a presidenta Edna Ventura fez questão de, em nome de todos os confrades e confreiras, prestar uma homenagem ao produtor cultural Luís Brasília.
Naquele dia 14 de fevereiro, completou dois anos de falecimento do ativista cultural que muito contribuiu com a cultura, a educação e a arte, em mais de 20 anos de Imperatriz. Edna Ventura lembrou que Brasília, apesar de não ser membro, era um ilustre amigo da Academia, sendo um dos colaboradores com ideias, principalmente na criação das chamadas publicitárias do Salão do Livro.
Luís Brasília, como lembraram alguns acadêmicos, possivelmente não englobaria nos estatutos da AIL, pois queria e foi um produtor cultural livre, sem compromisso com horários, padrões, estatutos, regras ou coisas desse gênero. "Ele se considerava um fazedor de cultura e era assim que ele gostava de ser chamado", lembrou Agostinho Noleto.
Editor de cultura do Sistema Mirante de Comunicação, Luís Brasília também se dedicava a produzir shows musicais. Ao contrário de alguns empresários do setor, Brasília preferia produzir shows com artistas locais, a exemplo de Zeca Tocantins, Neném Bragança, Nando Cruz, Lena Garcia, Chiquinho França, entre outros.

Palestra

A segunda parte da reunião ordinária da Academia foi coordenada pelo professor Arnaldo Monteiro, que ministrou a palestra "Pelos traços das palavras", demonstrando mais uma vez sua capacidade de usar com singeleza as palavras, as frases, os textos, notadamente os ligados a literatura em seus diversos gêneros.
Arnaldo Monteiro se diz um apaixonado pela leitura, um apreciador da literatura produzida em Imperatriz. Um dos mais renomados professores desta cidade, Arnaldo Monteiro realiza palestras pelas escolas, universidades, empresas e instituições diversas. Já ministrou palestras em grandes centros como São Luís, Goiânia e Brasília.