Os acadêmicos Domingos Cezar e Tereza Bom-Fim fizeram relatos de suas participações em eventos literários, nos quais representaram a Academia Imperatrizense de Letras – AIL, durante a reunião ordinária da última quinta-feira (21). A reunião foi coordenada pela presidenta Edna Ventura e contou com a participação de vários acadêmicos.
A professora e acadêmica Tereza Bom-Fim Pereira participou nos dias 7 e 8 de agosto, no Rio de Janeiro, de encontro com membros da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, da qual é leitora votante há 12 anos. Tereza Bom-Fim é reconhecida nacionalmente por sua produção literária voltada para a criança e adolescente.
Na oportunidade, juntamente com membros da Fundação de todo o Brasil, a escritora imperatrizense visitou a sede da Academia Brasileira de Letras – ABL. “Tive a oportunidade de conhecer a escrivaninha utilizada por Machado de Assis pra escrever seus romances, entre tantas relíquias do passado”, disse Tereza, encantada com a visita.
Por sua vez, o acadêmico Domingos Cezar representou a AIL na II Mostra Estadual de Literatura, que se realizou em São Luís, no período de 12 a 16 de outubro. O evento, promovido pela Federação das Academias de Letras do Maranhão e Secretaria de Estado de Cultura (Secult), reuniu 19 academias de letras das mais diversas regiões do estado.
Domingos Cezar afirmou em seu relatório verbal que, mais uma vez, o estande de Imperatriz (AIL) foi um dos mais visitados em face a seu acervo literário produzido pela Ética Editora, do acadêmico Adalberto Franklin. De acordo com o acadêmico, ele apresentou na II Mostra 50 autores, que foi acrescido com as obras do acadêmico Lourival Serejo.
“Obras históricas das cidades de Carolina e Grajaú foram bastante procuradas, especialmente por pessoas que têm raízes familiares com essas duas cidades mais antigas de nossa região”, observou Domingos Cezar, lembrando que as dissertações acadêmicas produzidas pela Ética Editora também foram bastante apreciadas.
XII SALIMP – Na reunião de quinta-feira ficou acertada a realização de uma extraordinária a se realizar às 17h da próxima terça-feira (26), para tratar exclusivamente do XII – Salão do Livro de Imperatriz – SALIMP, previsto para ser realizada no período de 3 a 12 de outubro próximo, no Centro de Convenções de Imperatriz.
Até o momento, conforme explicou a presidenta Edna Ventura, já estão definidas as diversas comissões que atuarão durante o evento e outras que já estão trabalhando, como a de organização e de arrecadação de recursos, através de patrocínios. “A presença dos acadêmicos é de sua importância para agilidade dos trabalhos”, convocou a presidenta. (Da Assessoria)
Publicado em Cidade na Edição Nº 15087
Acadêmicos fazem relatórios de atividades literárias representando a Academia de Letras
Domingos Cezar esteve na Mostra Literária em São Luís e Tereza Bom-Fim no Rio de Janeiro
Comentários