Membros da AIL prestigiam a solenidade de inauguração

Membros da Academia Imperatrizense de Letras e antigos moradores das ruas XV de Novembro, Frei Manoel Procópio, Teresa Cristina, Dom Pedro II e Manoel Bandeira, além de membros das famílias Cortez e Moreira, compareceram no início da noite de quinta-feira (6) à solenidade de inauguração da Alameda Guilherme Cortez, antigo Beco da Varig.
Falando em nome da família, o neto Júlio César e o filho, o médico Mário Cortez, agradeceram ao prefeito Sebastião Madeira pela lembrança do nome de Guilherme Cortez, um homem que esteve à frente de seu tempo, sendo um dos fundadores da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz – ACII, do Rotary Club, entidade a qual se dedicou em serviço humanitário em benefício da população carente.
Companheiro de Rotary Club, o médico Deusdete Sousa falou da dedicação que o homenageado tinha pela entidade filantrópica, bem como pela aviação, uma vez que dedicara muitos anos de sua vida como agente de empresas aéreas em Imperatriz, uma delas a Viação Aérea Rio-Grandense – Varig, cujo nome emprestou por muitos anos o nome do beco que liga a Rua Frei Manoel Procópio com a Avenida João de Deus Fiquene – Beira Rio.
Em nome da Academia Imperatrizense de Letras – AIL, o advogado e acadêmico Sálvio Dino falou da grata satisfação de ter convivido com a pessoa de Guilherme Cortez por muitos anos. “Era um homem à frente de seu tempo, que tinha uma visão empreendedora, além de ser uma espécie de médico, um homeopata que tinha a confiança das pessoas que o procuravam”, disse Sálvio Dino, afirmando que o prefeito Sebastião Madeira foi feliz na escolha de seu nome para a alameda.
Antes de descerrar a placa e a fita inaugural, o prefeito Sebastião Madeira saudou as pessoas presentes, de maneira especial aos familiares do homenageado, ressaltando a importância de Guilherme Cortez para o desenvolvimento de Imperatriz. Madeira observou que sua administração não tem realizado grandes obras, “em compensação, temos uma série de pequenas obras espalhadas por todo o município e é esse conjunto de obras que coloca o nosso governo em posição de destaque”.
Ele lembrou que a construção da alameda, à primeira vista, parece ser uma pequena obra. “Porém, as administrações anteriores nunca notaram esse beco, tomado de lixo e de mato, que agora passará a ser não apenas uma passagem para a Beira Rio, mas também um local de encontro da cultura”, disse Madeira, ressaltando que o projeto de indicação foi de autoria do vereador Antonio José Fernandes de Oliveira. (Domingos Cezar/ASCOM)