A alimentação tem sido associada ao desenvolvimento de alguns tipos de câncer. Pensando nisso, acadêmicos do 7º período do curso de Farmácia, da Facimp, promoveram uma tarde recheada de atividades na Associação de Amparo aos Pacientes de Câncer da Região Tocantina (Ampare). Com o apoio da Oncoradium, o encontro aconteceu nessa segunda-feira (23). A mobilização faz parte do projeto “O seu gesto muda a vida”.
De acordo com a farmacêutica oncológica da Oncoradium, Talita Pinho Marcelino, este trabalho consiste em levar informação para a comunidade. “É importante destacar alguns alimentos que protegem o organismo e apontar outros que aumentam o risco do surgimento do câncer”, afirma.
Na programação, além da palestra, os estudantes conduziram um momento espiritual e examinaram a pressão arterial dos moradores da casa. Para finalizar, foi servido um lanche. Vanda Regina da Fonseca, da cidade de Araguaína, no Tocantins, comemora a iniciativa. “Estou há um mês aqui, longe de casa e da minha família. É muito gratificante receber o apoio dessa juventude”, comenta.
A presidente da Ampare, Glória Cortez, conta que a entidade este ano comemora 11 anos de criação. Como membro da comissão fundadora, ela fala sobre o envolvimento da sociedade no trabalho voluntário. “É com muita satisfação que nós recebemos estes jovens. Que bonita a atitude de ajudar o próximo. Nós, da Ampare, estaremos sempre de portas abertas. Seja para receber uma colaboração, uma palestra, uma visita ou a doação de alimentos”, declara.
Doação – Atualmente, 20 pessoas se encontram na casa – entre pacientes e acompanhantes. A coordenadora do projeto, Talita Pinho, conta que os estudantes arrecadaram alimentos e os entregaram à direção da Ampare. Glória Cortez informa, ainda, que 70 famílias carentes recebem cestas básicas mensalmente.
Publicado em Cidade na Edição Nº 15241
Acadêmicos do curso de Farmácia promovem “O seu gesto muda a vida”
Oncoradium apoia projeto comunitário na Ampare
Comentários