Ocorre, entre os dias 4 e 6 de agosto, o I Congresso Médico Acadêmico do Meio Norte (Comamn). O evento é organizado pelos acadêmicos do curso de Medicina do Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia (CCSST) e tem como objetivo principal promover e reforçar o tripé ensino, pesquisa e extensão e garantir atualização dos profissionais da área da saúde. O evento é realizado na Associação Médica de Imperatriz e conta com palestrantes de renome nacional, além de palestras, minicursos e apresentação de trabalhos científicos nas modalidades “pôster” e “oral”.
As temáticas e abordagens são variadas, relacionando saúde pública e questões sobre patologias diversas. Com isso, a mesa diretora espera promover integração e maior troca de experiência entre professores, alunos e profissionais da área da saúde. Os alunos de Enfermagem da UFMA e de Farmácia da Faculdade de Imperatriz (Facimp) também fazem parte da comissão organizadora.
O congresso conta com a participação do médico e autor do livro “Semiologia Médica”, Celeno Porto, para o encerramento do evento. A obra é uma das mais utilizadas por professores e estudantes de medicina de todo o país.
O estudante de medicina e vice-presidente do congresso, Murilo Romero, afirma que palestrantes e especialistas em várias áreas da medicina estão presentes para dialogarem com os alunos. “Os temas terão assuntos de interesse tanto para médicos, como para diversos outros profissionais. Organizamos alguns módulos de discussão que envolve a cardiologia, ginecologia e obstetrícia, neurocirurgia, entre outros”, informou.