Estudantes de Medicina da Universidade Federal do Maranhão receberam o Prêmio Eduardo Carone Filho, título concedido para o melhor trabalho científico apresentado no II Fórum Internacional de Transplante do Aparelho Digestivo (II FITx), realizado entre os dias 19 e 21 na cidade de São Paulo. Orientados pelo professor Dr. Orlando Torres, os alunos André Queiroz, Jéssica Mendes, Victor Aguiar e Victor Frazão produziram o seguinte trabalho, Abstract Knowledge and point of view of medical Students about donation and organ transplant study (Conhecimento abstrato e do ponto de vista dos estudantes de medicina sobre doação e transplante de órgãos estudo).
A temática da produção científica foi desenvolvida baseada nos estudos e nas atividades realizadas pela Liga Acadêmica de Gastroenterologia e Cirurgia do Aparelho Digestivo (LAGECAD) da UFMA, a qual tem como coordenadora discente a acadêmica Jéssica Mendes, responsável por realizar a apresentação no II FITx.
Jéssica Mendes, autora do trabalho, explicou qual foi a proposta da pesquisa. “A Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) divulgou que o número de doadores aumentou de 1997 a 2011, passou de 2127 a 6839 transplantes de órgãos sólidos e em 2011 houve 11 doadores por milhão de pessoas, longe da taxa média europeia de 40. Então, já que a doação é um ato de doação que implica preexistir alguns conceitos éticos adquiridos na graduação acadêmica, a educação médica é primordial para a melhoria dessas questões. Por isso, investigamos o conhecimento e as opiniões dos alunos de graduação de medicina da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) sobre doação e transplante de órgãos.”
A solenidade de entrega do Prêmio contou com a participação do Dr. Luiz Augusto Carneiro D’Albuquerque – Coordenador do Serviço de Transplante de Fígado do Hospital das Clínicas, Dr. Eleazar Chaib - Diretor do Laboratório de Investigação Médica de Transplante e Cirurgia do Fígado (LIM-37) da FMUSP e demais participantes do Fórum, que reuniu mais de 400 congressistas.
A acadêmica de Medicina e Coordenadora da LAGECAD também retornou recentemente de um estágio realizado no Núcleo do Fígado na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP.