Os estudantes puderam colocar em prática procedimentos do Tribunal de Júri

Com a proposta de conciliar a teoria e prática com a vivência real do Direito, acadêmicos do 5º período vespertino da Faculdade de Educação Santa Terezinha (FEST) puderam vivenciar uma experiência semelhante à que os espera em sua profissão. Foi realizada nessa segunda-feira (28) uma Audiência Simulado Criminal. O trabalho foi durante uma aula prática da disciplina: Direito Processual Penal II, ministrada pelo professor Sidney Costa.
Na ocasião, os estudantes ampliaram os conhecimentos no que diz respeito aos procedimentos do Tribunal do Júri, como explica o professor: "O objetivo da audiência é materializar a teoria que foi posta na sala de aula. Já falamos dos procedimentos de competência do Tribunal do Júri, e hoje retratamos os artigos do processo penal que tratam da audiência de instrução e julgamentos", diz.
O professor ressalta, ainda, que os alunos puderam identificar funções e tirar dúvidas da atuação da defesa, acusação, testemunhas e conhecer o papel do magistrado, no julgamento idealizado pelos acadêmicos, de um caso fictício.
"Os acadêmicos acertam errando, eles precisam errar aqui em sala de aula, para o processo de crescimento e construção do futuro profissional. Eles vivenciaram como fazer perguntas às testemunhas e tomar compromisso. Colocaram em pratica como fazer um interrogatório, enfim, eles simularam aquilo que o código penal transcreve no momento da realização de uma audiência de instrução", destaca.
Os participantes tiveram funções predeterminadas como: o papel do magistrado (juiz), advogados de defesa, acusação, suspeitos e testemunhas. A acadêmica Noeme da Silva interpretou a juíza na audiência e diz da importância de aulas práticas para aprimoramento da aprendizagem.
"É muito enriquecedor sempre que temos alguma atividade prática. Acho interessante porque aprendemos muito, de como será o exercício da nossa futura profissão. Eu me habilitei a ser juíza, porque quero prestar concurso para magistratura, aproveitamos também para esclarecer algumas dúvidas", diz.     
No estágio final da disciplina os acadêmicos terão a oportunidade de colocar em prática o júri simulado, que será realizado em plenária, no auditório da faculdade.
"O júri simulado será o fechamento do júri que se iniciou hoje, que é voltado também para o exercício prático de um processo real que cada acadêmico já está estudando. Eles receberam no início da disciplina e estão se preparando para o momento", afirma o professor Sidney Costa.