A ação foi realizada por meio do EMAJ nessa quarta-feira na UPRI

Como parte das ações da Semana Nacional do Encarcerado, os detentos da Unidade Prisional de Ressocialização de Imperatriz (UPRI) participaram, na manhã dessa quarta-feira (26), de ações desenvolvidas por estagiários, do Núcleo de Prática Jurídico Dom Affonso Felippe Gregory/EMAJ, da Faculdade de Educação Santa Terezinha (FEST).
Os internos receberam um lanche e tiraram dúvidas sobre Auxílio-Reclusão. O assunto foi tema de uma palestra ministrada pelos estudantes Brenda Karla de Sousa, Hugo Araújo e Vanderlan Alves.
O acadêmico do décimo período do curso de Direito Vanderlan Alves destacou a importância de ministrar a palestra e ressaltou que muitos internos não tinham conhecimento deste benefício previdenciário concedido à família.
“É muito importante informar os detentos sobre os direitos de dependentes da família. Tiramos dúvidas, apresentamos as mudanças que houve com a nova medida e os pré-requisitos necessários para solicitar o benefício”, disse.
A coordenadora EMAJ, Marilene Santos, lembra que a ação itinerante é uma troca de saberes entre acadêmicos do curso e os internos, que busca levar informação e mais dignidade aos detentos.
“Ações itinerantes que são desenvolvidas pelo EMAJ, no decorrer do ano, visam levar informação e estreitar a troca de universos. Os acadêmicos saem da teoria e colocam em prática o que aprendem no curso. É fundamental para formação acadêmica, porque os estudantes, que serão futuros advogados, promotores e juízes, precisam conhecer esta realidade carcerária e terem uma visão mais humanizada”, afirma.
O detento Flávio Gomes, de 38 anos, está na UPRI há cinco anos. Ele tem três filhos e fez uma avaliação positiva da ação. “É sempre bom receber novas informações, não conhecia o benefício. Agora podemos repassar para a família. Eu sempre gosto destas ações aqui, é um entretenimento. A que mais gostei foi no Dia dos Pais, que tive contato com meus filhos”, lembra o preso.
Programa
Os interessados em assessoria jurídica podem recorrer ao Escritório Modelo de Assistência Jurídica (EMAJ), que é vinculado ao Curso de Direito da FEST. O programa proporciona o acesso às pessoas de baixa renda ao atendimento jurídico gratuito nas áreas de Direito da Família, Cível e Penal, por meio dos acadêmicos, orientados por advogados que são professores-orientadores do EMAJ.

Funcionamento
O EMAJ funciona de segunda a sexta-feira – das 8h às 12h e das 14h às 18h, na sala do programa localizada na FEST, na Rua Perimetral Castelo Branco, 116 - no Parque Anhanguera.