O Dia do Economista, celebrado em 13 de agosto, foi comemorado pelo curso de Ciências Econômicas da FACIMP com um evento realizado na sexta-feira (28) e no sábado (29). O objetivo era reforçar a relevância da profissão para a região e promover uma interação entre os acadêmicos.
 “É um momento de comemoração, pois temos 64 anos de profissão reconhecida no Brasil. Além de ser um processo de integração entre calouros e veteranos de Economia e também com alunos dos outros cursos que compõem a FACIMP”, ressalta o coordenador do curso de Ciências Econômicas, Professor Francisco Robson.
O evento reuniu também acadêmicos dos cursos de Pedagogia, Administração e Ciências Contábeis da FACIMP, além de alunos de outras instituições de ensino, como Unisulma, FEST, UFMA e UEMA.
No primeiro dia foi realizada uma palestra com o tema: “Economia Regional: uma reflexão histórica e econômica do município de Imperatriz”, ministrada pelo Professor Francisco Robson Saraiva e pelo Professor Domingos Bandeira.
“A importância de se debater este tema é trazer elementos para ter informações seguras sobre a dinâmica e evolução histórica e econômica da região. Como economistas, é preciso ter essa base para comparar com as teorias estudadas na sala de aula e crescer dentro do conhecimento do campo econômico”, explica o Professor Domingos Bandeira.
Susana Leal, do curso de Pedagogia da FACIMP, foi uma das que compareceu ao evento, movida pelo interesse em conhecer mais sobre a realidade econômica da região. “Esse tema é de suma importância para nos dar mais aprendizado, ainda mais nessa época de crise. Creio que o conhecimento adquirido hoje irá contribuir muito e será de grande enriquecimento”, destaca.
Para os estudantes de Economia, o evento foi de grande contribuição para a formação acadêmica. “A relevância é fazer uma reflexão sobre a economia contemporânea. É de grande contribuição para nós, acadêmicos de Economia, pois precisamos saber como está o mercado”, afirma Adriana de Oliveira, acadêmica do 7º período de Ciências Econômicas.
O segundo dia de evento foi de confraternização entre alunos, professores e egressos. Onde foi realizada uma gincana com todas as turmas do curso, no Clube da FACIMP.