Alunos do  3º período dos cursos de Administração e Ciências Contábeis do Ceuma, Campos Imperatriz, sob a coordenação da professora Ediana Melo, da disciplina Ciências Sociais, realizaram trabalho de pesquisa de campo em shoppings de Imperatriz.
Os alunos, que aprendem sobre Raça, Racismo, Discriminação Racial e sobre o Mito da Democracia Racial no Brasil, foram pesquisar se tais condutas ocorrem em nossa cidade.
Esse é um problema que afeta direta e indiretamente a sociedade brasileira. Recentemente um jogador de futebol foi vítima de racismo. Como o tema faz parte da Ementa do Curso de Ciências Sociais, professor e alunos foram entender de que forma o racismo e a discriminação podem ocorrer ainda que de forma involuntária.
Após percorrerem as lojas, os alunos perceberam que a maioria dos manequins são brancos, que a boa parte dos atendentes de lojas também, que os negros ocupam cargos de atendente de lanchonetes, faxineiros e seguranças. Que ao entrarem em algumas lojas os que estavam mais bem vestidos foram prontamente atendidos, já os que usavam havaianas, bermudas não recebiam a atenção devida.
A ideia da pesquisa não é apontar este ou aquele comércio praticante de tais condutas. O trabalho tem  como único objetivo fortalecer o aprendizado e demonstrar de claramente que mesmo,  de forma involuntária, acabamos cometendo racismo ou discriminando  pessoas por sua aparência.