Estudantes da UFMA em Imperatriz desenvolvem diversas práticas de extensão acadêmica nas atividades relativas à passagem dos símbolos da Jornada Mundial de Juventude (JMJ), que permaneceram na cidade nos dias 15 e 16 de abril.
Os estudantes do curso de Comunicação Social e Enfermagem da UFMA de Imperatriz trabalharam durante os últimos meses em uma parceira do campus com a Diocese de Imperatriz para a organização de atividades referentes à Jornada Mundial de Juventude.
No caso do curso de Jornalismo, os acadêmicos atuaram em diversos meios de comunicação no período que antecedeu a passagem dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude, por meio das redes sociais e da veiculação de programas radiofônicos em uma rádio da cidade. E, durante todo o domingo (15), a equipe de comunicação, que inclui estudantes do campus Imperatriz, fez a cobertura em tempo real de toda a acolhida e passagem da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora.
Acadêmicos do 4º, 6º e 7º período de Enfermagem também participam da ação de extensão universitária. Coordenados pela professora Jacinta Feitosa, os alunos ficaram de prontidão para realizarem um atendimento básico, que incluiu ações como o monitoramento de pressão alta e curativos.
Segundo a professora do curso de Enfermagem, Jacinta Feitosa, esta parceria está acontecendo através dos alunos, que fazem parte dos grupos que motivaram essa parceria. O objetivo do grupo da Enfermagem é que as pessoas tivessem atendimento caso acontecesse alguma emergência no decorrer das atividades.
A acadêmica do 4º período do curso de Enfermagem, Ladianny Santos, explica como surgiu a ideia da parceria entre a universidade e a comissão organizadora do evento. “A necessidade surge a partir do momento em que a Igreja Católica vivencia a questão da saúde pública. Assim, a organização do evento nas reuniões viu a necessidade de ter pessoas auxiliando no serviço de urgência e emergência do evento de comum acordo com a universidade”. A estudante ressalta ainda a importância dessa atividade. “Tanto para aprendizado próprio, para colocar em campo tudo o que a gente aprende na universidade, como para dar auxílio para as pessoas quando chegam passando mal onde, dependendo do estado, damos os primeiros socorros”.
Neste sentido, a professora Jacinta Feitosa destaca alguns pontos positivos desta extensão universitária: “Primeiro, é um começo que os ajudará a entrarem nesse serviço de urgência e emergência. Segundo, eles colocarão em prática algumas disciplinas que já viram na teoria e também contribuirão para o movimento, ajudando as pessoas”.

O evento

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ), como foi denominada a partir de 1985, carrega a filosofia de mostrar ao mundo o testemunho de uma fé viva, transformadora e a mostrar o rosto de Cristo em cada jovem católico.
A peregrinação, que já passou por vários países do mundo, este ano passa pelas cidades brasileiras com o tema “Bota Fé”, até chegar no Rio de Janeiro, em 2013. No anoitecer do dia 15 de abril, a multidão de jovens católicos embalada pelo ritmo peregrino cantou pelas ruas do centro de Imperatriz: “No peito eu levo uma cruz. No meu coração o que disse Jesus”. (Ascom Imperatriz)