Sálvio Dino profere palestra sobre vida e obra de João Lisboa

Domingos Cezar

Membros da Academia Imperatrizense de Letras (AIL) liderados pelo presidente Luiz Carlos Porto, o Pastor Porto, foram recebidos na noite da última sexta-feira (15), no auditório da Câmara Municipal de João Lisboa, pelo prefeito Jairo Madeira, secretários, professores, estudantes e comunidade geral. Foi a primeira reunião itinerante da AIL este ano.
O presidente Luiz Carlos Porto abriu a programação falando resumidamente das ações da Academia, dos objetivos em estimular a literatura entre os jovens estudantes, a cultura, as artes, nas mais diversas manifestações. Falou da importância da entidade no contexto cultural, não apenas de Imperatriz, mas de toda a região tocantina, onde residem seus membros.
A cidade de João Lisboa, por exemplo, tem representação na Academia Imperatrizense de Letras, por intermédio do advogado e escritor Sálvio Dino, que também é membro da Academia Grajauense de Letras – AGU, da qual é presidente, bem como da Academia Maranhense de Letras – AML, que congrega representantes de todo o estado do Maranhão.
Por ser da cidade, o acadêmico Sálvio Dino foi escolhido pelos confrades e confreiras para ministrar palestra sobre João Francisco Lisboa, que emprestou seu nome à antiga povoação Gameleira. Demonstrando conhecimento, Sálvio Dino apresentou a todos a história do escritor maranhense, de Pirapemas. O palestrante foi bastante aplaudido pelas pessoas presentes ao evento.
O poeta Francisco Itaerço Bezerra fez um recital de seus belos versos, incentivou os estudantes a produzirem versos. No final do encontro, o prefeito Jairo Almeida recebeu de Sálvio Dino livros produzidos pela AML sobre a vida e obra de João Francisco Lisboa. Foram distribuídas entre os presentes dezenas de livros que foram autografados pelos autores e o acadêmico Zeca Tocantins encerrou o encontro interpretando canções e versos.
No final da bela e concorrida solenidade, o prefeito Jairo Almeida, em nome de sua comunidade, disse que a cidade naquela noite se transformou na capital maranhense da literatura. “Nos sentimos muito honrados em receber em nossa cidade esses homens e mulheres que se dedicam a cultuar as letras e também nos orgulhamos de ter Sálvio Dino como nosso representante na Academia”, concluiu Jairo Madeira.