Domingos Cezar
Ao contrário do que algumas pessoas imaginam, as reuniões da Academia Imperatrizense de Letras (AIL) não se restringem apenas às discussões de questões literárias ou culturais. São enfocados temas relacionados com os problemas ambientais, sociais, administrativos, desde que não trate de política partidária.
A Academia Imperatrizense de Letras, que reúne 40 membros, entre estes 33 homens e 7 mulheres, é formada por essas pessoas que defendem os mais diversos ideais partidários, ou seja, quase todos são filiados a partidos políticos, alguns deles até ocupam cargos políticos, como o atual presidente Luiz Carlos Porto, vice-prefeito de Imperatriz.
Desta forma, todos têm a liberdade de se expressar, de elogiar, criticar, sugerir, orientar, tudo dentro dos princípios da liberdade e do respeito. Na reunião da última quinta-feira (14), a Academia viveu um desses momentos, quando alguns de seus membros anunciaram ações do governo e de entidades, que merecem o aplauso da entidade literária.
O presidente Luiz Carlos Porto foi o primeiro a informar que o governador do estado, Flávio Dino, em audiência com lideranças empresariais, anunciou a parceria do governo com uma ajuda financeira de R$ 100 mil para a realização da 15ª FECOIMP – Feira da Indústria e do Comércio de Imperatriz, que se realizará no período de 16 a 19 de setembro.
Flávio Dino, de acordo com o presidente da AIL, se comprometeu também a recuperar e climatizar o prédio do Centro de Convenções de Imperatriz, onde o evento se realizará. Pastor Porto lembrou que no mesmo local, na segunda semana de outubro, a Academia de Letras realiza o 13º Salão do Livro – SALIMP.
Em se tratado de doações, o acadêmico Francisco Lima anunciou aos confrades e confreiras presentes que a diretoria do Sindicato Rural de Imperatriz – SINRURAL doou uma área de cinco alqueires ao governo do estado para construção do prédio da futura Faculdade de Ciências Agrárias, que beneficiará toda essa região.
Por sua vez, o acadêmico Domingos Cezar registrou que a Prefeitura Municipal, por intermédio do prefeito Sebastião Madeira, também fez a doação de uma área de quase 5 mil metros quadrados, em regime de comodato, para o prazo de no máximo 20 anos, para a Sociedade Imperatriz de Desportos, o Cavalo de Aço, construir a Casa do Atleta e campo de treinamento dos atletas.
Comentários