Jornalista e escritor Domingos Cezar em evento literário

Raimundo Primeiro

Atendendo convite da professora Tereza Cristina Barros Marques, da Coordenação do curso de Arquitetura e Urbanismo, o jornalista e escritor Domingos Cezar ministrou, nessa quarta-feira (14), palestra sobre a cultura em Imperatriz. Ele abordou o que considera um tripé da cultura local: música, arte cênica (teatro) e literatura.
No item música, ele lembrou as escolas de músicas dos maestros Moisés da Providência e Sargento Mauro, bem como a criação de conjuntos musicais jovens, como Os Bárbaros, liderado por José Costa Filho (Zezinho), Bossa Show, sob a batuta de Raimundo da Jerica, e The Brothers, liderado por Ed Franklin.
De acordo com o palestrante, esses conjuntos musicais embalaram a juventude nos anos 60 e 70, sendo que apenas os The Brothers permanece até hoje em forma de dupla, os irmãos Ed Franklin e Edilson Nóbrega. No final da década de 70 e início de 80, começou a onda dos grandes festivais de música.
Esses festivais, segundo Domingos Cezar, a exemplo do FABER - Festival Aberto Estância do Recreio, foi que revelaram artistas como Neném Bragança, Erasmo Dibell, Carlinhos Veloz, Chiquinho França, Nando Cruz, Lourival Tavares, Luis Carlos Dias, Du Barbosa, Selim Galhães, entre tantos outros.
A arte cênica, conforme o palestrante, se destacou na década de 70 com a criação do grupo PRITEI - Príncipe Teatro de Imperatriz, sob a liderança do teatrólogo Pedro Hanay. O grupo se destacou em 1976, na I Mostra Maranhense de Teatro, o que levou Imperatriz a sediar a II Mostra no ano seguinte.
A literatura, de acordo com Domingos Cezar, ganhou força a partir de 1972, quando a professora e historiadora Edelvira Marques lançou seu livro "Eu, Imperatriz". Desde então, Imperatriz passou a ser a cidade que mais produz literatura. A estimativa é de que já foram produzidos, nos últimos anos, mais de mil livros.
Domingos Cezar é ativista ambiental e cultural. Tem 12 livros publicados. É membro da Academia Imperatrizense de Letras - AIL, entidade da qual é secretário, mesmo cargo que ocupa atualmente na ASSARTI - Associação Artística de Imperatriz, e atua como conselheiro municipal de cultura.