Para ter acesso às atividades é preciso realizar um cadastro, por meio do cartão do SUS e fazer uma avaliação com o educador físico e nutricionista.

Imperatriz conta com cinco  polos do Programa Academia da Saúde com infraestrutura apropriada, equipamentos e profissionais qualificados. São 320 usuários cadastrados no programa, que realiza uma a média de 150 a 200 atendimentos diários. Objetivo é a promoção e produção do cuidado com a saúde, a partir destes espaços públicos abertos para a comunidade.
Para  Ana Paula Cardoso dos Santos, coordenadora das Academia de Saúde e dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), o público atendido nas academias é compostos por, "usuários de estratégia da família, onde 97% são mulheres, entre 20 a 60 anos de idade. Os problemas de saúde mais recorrentes são, hipertensão, diabetes e  pessoas acima do peso"; esclarece.
Assídua, Lívia Vanessa, dona de casa, 37 anos,  enfatiza como conseguiu ter progresso com o programa. "Com as atividades funcionais perdi peso, minha pressão regulou e hoje me sinto mais disposta. Sempre que posso, vou!"; relata.
Os polos  estão localizados na Beira Rio, Caema, Praça da Voz, Praça União e no Complexo Esportivo Barjonas Lobão. O horário de funcionamento dos polos é de segunda à sexta-feira, das 17 às 21h. E contam com o auxílio de 7 educadores físicos e 1 nutricionista. 
Para ter acesso às atividades promovidas pelas Academias da Saúde é preciso realizar um cadastro, por meio do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e  fazer uma avaliação com o educador físico que o encaminhará para um nutricionista dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), mais próximo do usuário. Apto, o candidato poderá participar  das práticas corporais e atividades físicas funcionais. O programa auxilia, também, a promoção da alimentação saudável, práticas artísticas e culturais, além de palestras semanais e mensais. 
(Kalyne Cunha-Ascom)