Cumprindo uma promessa feita à comunidade do povoado Coquelândia, o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, e a secretária de Desenvolvimento Social, Miriam Ribeiro, acompanhados do secretário de Agricultura, José Fernandes; da secretária de Políticas para as Mulheres, Conceição Formiga, e do diretor executivo da Sedes, Júlio Mourão, realizaram na terça-feira (25) a entrega da Academia Popular ao ar livre no povoado Coquelândia.
Esta é a sexta academia instalada pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES), seja nos equipamentos públicos que funcionam os programas sociais como nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Casa do Idoso, Serviço de Convivência São José, ou em praça pública, como foi o caso de Coquelândia, localizada na praça Nossa Senhora de Fátima.
“Sem sombra de dúvidas, a academia popular vai beneficiar todos os povoados situados às margens da Estrada do Arroz, sobretudo os idosos que agora terão um lugar para se exercitar”, afirmou a coordenadora do CRAS Coquelândia, Franciléia Silva.
Para a secretária Miriam Ribeiro, a inauguração da academia só trará benefícios às comunidades daquela região. “Prometi que instalaria uma academia na Coquelândia e agora cumpro a promessa, pensando unicamente nos benefícios e na qualidade de vida que as pessoas tanto precisam. Não medimos esforços, tanto a Prefeitura como a SEDES e a equipe do CRAS Coquelândia para entregarmos a academia na data marcada e assim garantir saúde e fortalecer os laços de amizade da população em um espaço de convívio social”.
Já para o prefeito Sebastião Madeira, a academia é uma clara demonstração de que a zona rural também é lembrada pela gestão municipal. “A prefeitura está em todos os lugares trabalhando pela comunidade. Há muito tempo que programamos a academia para Coquelândia e agora é um bem de todos”, disse.
Manhã Cidadã - Em celebração à entrega do novo equipamento, o CRAS, durante toda a manhã, também ofertou à população uma Manhã Cidadã. Através de parcerias com Secretarias de Saúde, Agricultura, Políticas para as Mulheres, SEST/SENAT, SENAC e Programas Sociais como Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS), Centro de Referência da Pessoa com Deficiência (CRPD), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), foi realizado atendimento de beleza com corte de cabelo, depilação, manicure; acompanhamento em saúde, com orientações da equipe do DST/AIDS, teste rápido de HIV, teste de glicemia, aferição de pressão, exames da próstata, prevenção e saúde bucal. Além de um Bazar Social, angariando fundos para futuras doações.
Dona Damiana de Sousa, de 75 anos, participante do grupo de mulheres do CRAS no povoado São Félix, destacou a importância do evento para a comunidade. “Todos aqui estão gostando, vim de São Félix só para participar e ver o movimento. Gostei muito e fiz vários testes de saúde”, revelou Damiana.
Com a estudante de Serviço Social, Shirlana Moraes, não foi diferente. Também aproveitou os serviços oferecidos e afirmou que “esses serviços quando vêm aonde o cidadão está é muito bom e importante, porque é uma forma de dignificar o cidadão e toda a população”, declarou. [Sara Ribeiro – ASCOM]
Publicado em Cidade na Edição Nº 15392
Academia Popular é inaugurada na zona rural
Para festejar o evento, a comunidade também recebeu o projeto Manhã Cidadã com a oferta de vários serviços
Comentários