Domingos Cezar
Falecido em 6 de agosto de 2008, Dom Affonso Felippe Gregory, bispo da Diocese de Imperatriz, foi lembrado mais uma vez com uma vasta programação que iniciou com uma exposição na Praça de Fátima e a santa missa celebrada às 11h, pelo bispo da Diocese de Imperatriz, Dom Vilson Basso.
Organizada pela irmã Anna Maria Pastorelli, a exposição contou com dezenas de fotos, reportagens de jornais dando conta das ações de Dom Gregory e depoimentos de várias personalidades religiosas, empresariais, políticas e intelectuais, os quais conviveram com Dom Gregory.
Entre essas personalidades, Dom Gilberto Pastana, que sucedeu Dom Gregory na Diocese de Imperatriz; o presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Imperatriz, Pastor Raul Cavalcante, e o então presidente da Associação dos Pastores de Imperatriz, Pastor Luiz Carlos Porto.
Na exposição, depoimentos ainda da ex-vereadora e ex-secretária da Mulher, Conceição Medeiros Formiga, do acadêmico Edmilson Sanches, do juiz da Vara da Infância e Juventude, Delvan Tavares, e do empresário Fernando Antunes, que destacou a luta de Dom Gregory junto ao Comitê Pró-Emancipação do Maranhão do Sul.
Na celebração da santa missa, que contou com a presença da irmã de Dom Gregory, Mari Lori Gregory, o bispo Dom Vilson Basso deu a esta a oportunidade de dirigir-se aos presentes. Mari Lori agradeceu a todos pela convivência com seu amado irmão. Antes, a ativista social Francisca Dominici falou de sua admiração por Dom Gregory.
Dom Vilson Basso destacou o lema “A verdade vos libertará”, que Dom Gregory pregava como sacerdote da Igreja Católica. Destacou, ainda, sua vida dedicada às causas sociais, em defesa dos pobres e oprimidos, que lhe rendeu alguns atritos com poderosos. Relatou algumas ações que beneficiaram as famílias, principalmente as oprimidas.
Ainda na homilia, Dom Vilson Basso lembrou da intelectualidade de Dom Gregory. “Um homem dotado de vasta inteligência a serviço do bem, da cultura e do saber, que o levou a cargos importantes na Igreja Católica e a uma cadeira na Academia Imperatrizense de Letras”, disse Dom Vilson, felicitando e agradecendo aos acadêmicos presentes ao ato religioso.
Comentários