“Choveu dentro de mim e amoleceu meu coração”. Foi assim que o poeta Itaerço Bezerra se apresentou aos alunos do Colégio COC, na manhã chuvosa de quinta-feira. De forma leve e divertida, Itaerço teve a companhia do historiador e vice-presidente da Academia Imperatrizense de Letras, Agostinho Noleto, na palestra que faz parte da programação do IV Sarau Literário do Colégio COC.
Conhecer os escritores da AIL é uma maneira de agradecer a contribuição dos mesmos na literatura. Convidados especiais, eles possibilitam o diálogo entre educação e cultura. Itaerço falou sobre o gosto pela poesia e como tudo começou. Ao declamar Casimiro de Abreu, relembrou o estímulo que recebeu, ainda criança, da professora de Língua Portuguesa. Agostinho Noleto, que já acompanha a criação dos textos dos alunos do COC, elogiou o nível da produção de contos, crônicas e poesia.
Noleto também exaltou a iniciativa do COC em aproximar os estudantes da Academia, além de dar visibilidade aos livros dos autores locais. “A interação entre juventude e AIL nos motiva a escrever”, revela. A visita também foi marcada por muita folia. Itaerço arrancou aplausos com suas rimas e Agostinho empolgou a garotada com algumas charadas. Entusiasmados, os alunos ficaram com gostinho de quero mais.
A quarta edição do Sarau Literário do COC - Canta e encanta Imperatriz em verso e prosa – vai acontecer no dia 10 de novembro, no Teatro Ferreira Gullar. Até lá, outros escritores visitarão o colégio e participarão das atividades com os alunos.