Membros da Academia Imperatrizense de Letras em sua sede na Praça da Cultura

Domingos Cezar

Os acadêmicos Agostinho Noleto, Adalberto Franklin e Domingos Cezar encontram-se desde essa quarta-feira (24) em São Luís representando a Academia Imperatrizense de Letras (AIL) na I Mostra Estadual de Literatura, que reúne as Academias de Letras de todo o Maranhão. O evento, aberto oficialmente às 19h de quarta-feira, no Teatro Alcione Nazareth, se estenderá até sábado (27).
Promovido pela Federação das Academias de Letras do Maranhão - FALM, em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura (SECULT), a I Mostra contará com as presenças de vários escritores que farão lançamentos de suas obras. Palestras de cunho cultural e econômico também serão ministradas nas diversas salas que abrigam o evento.
Dentro da vasta programação, as palestras e lançamentos de livros dos escritores Agostinho Noleto e Adalberto Franklin. Na quinta-feira (25), em mesa redonda no horário das 16h30 às 18h, Agostinho Noleto discorrerá a palestra "Aspectos Históricos e Econômicos de Imperatriz", enquanto Adalberto Franklin ministrará a palestra "A Produção Literária de Imperatriz".
Ainda dia 25, às 18h30, na 1ª Mesa, o escritor Agostinho Noleto lança seus livros "Guerrilheiro sem Rosto" e "Antologia, Crônicas, Contos, Poesias". Na 2ª Mesa, às 19h30, o escritor Adalberto Franklin lança sua obra "Apontamentos e Fontes para História Econômica de Imperatriz". A professora Zenira Fiquene, por sua vez, lança os livros "Revelando Sentimento", "Lampejos" e "Luzes do Amanhã", do marido José de Ribamar Fiquene.
No maior e bem instalado stand da I Mostra Estadual de Literatura, o acadêmico Domingos Cezar é o responsável para apresentar aos visitantes cada obra de seus confrades imperatrizenses, assim como seus respectivos patronos. As obras de todos os escritores de Imperatriz, membros da AIL ou não, encontra-se à disposição do público durante todo o período da Mostra.
De acordo com a escritora Ceres Costa Fernandes, diretora do Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, e coordenadora do evento literário, a Mostra Estadual de Literatura nasceu da aspiração de uma maior interação entre as culturas literárias dos vários municípios maranhenses, na intenção de mostrar a riqueza dos escritores das diversas regiões, por vezes divulgados somente nos seus próprios rincões.
Além de Imperatriz, participam as Academias de Letras de Arari, Vitória do Mearim, Caxias, Viana, Pinheiro, Pedreiras, Brejo, Barra do Corda, Lago da Pedra, São Bento, Bacabal, Itapecuru, Anajatuba, Grajaú e Barreirinhas. Apenas a Academia Açailandense de Letras (AAL) não confirmou sua participação nesse importante evento literário.