Domingos Cezar
As reuniões ordinárias da Academia Imperatrizense de Letras (AIL), que se realizam todas as quintas-feiras, a partir das 17h15, hoje será substituída por um encontro especial em homenagem ao advogado, ambientalista, escritor e acadêmico Ulisses Azevedo Braga. A sessão solene marca a passagem de um ano de falecimento de Ulisses Braga, que morreu no dia 30 de janeiro do ano passado aos 80 anos de idade.
Ulisses Braga foi homenageado no último sábado (4) por seus amigos e familiares, em Carolina, sua terra natal e que também fez dela sua última morada. Da vasta programação constou o plantio de 600 mudas de árvores nativas na reserva florestal da família criada em sua homenagem. Braga amava a natureza, razão porque tornou-se um grande e reconhecido defensor do meio ambiente.
A programação desta tarde/noite da Academia de Letras, segundo a presidente Edna Ventura, constará de discursos, depoimentos de amigos e familiares e a mostra de um vídeo no qual a grande estrela é o advogado dos fracos e oprimidos, como bem se definia o próprio homenageado. Personalidades políticas, intelectuais e empresariais de Carolina marcarão presença ao evento.
A presidente da AIL, Edna Ventura, faz questão de frisar que a reunião de hoje não é somente dos membros que compõem aquela Casa de Letras. “A sessão desta quinta-feira é aberta a todos os colegas advogados, professores, amigos, admiradores de Ulisses Braga, o grande líder da denominada ‘Revolução de Janeiro’, que mudou a história político-administrativa de Imperatriz”, comenta Edna Ventura.
Amigo pessoal de Ulisses Braga, que também participou ativamente do movimento que culminou com a expulsão do então prefeito Salvador Rodrigues da Prefeitura, o jornalista Josué Moura observa que a “Revolução de Janeiro” não deveria ser esquecida. “Ela representa um marco na história da cidade, o fim de uma era de desmandos administrativos”, assinala Moura.
“O legado do Movimento de Janeiro (1995) é de extrema importância para as novas gerações, quando vivemos um momento em que cada vez mais se exercita a democracia no país e se estimula a cidadania e a participação de todos nos destinos da nação, do estado, da cidade, do lugar em que vivemos”, concluiu Josué Moura, que deverá se fazer presente ao evento.
Comentários