Domingos Cezar
Reunidos na tarde/noite da última quinta-feira (27), os membros da Academia Imperatrizense de Letras – AIL, por unanimidade, escolheram o nome do jornalista Jurivê de Macedo, um dos mais dedicados e destacados membros da Casa, para a biblioteca do UINICEUMA - Centro Universitário do Maranhão, situado no bairro Maranhão Novo.
A ideia partiu do proprietário da universidade, Mauro Fecury, que solicitou ao prefeito Sebastião Madeira a escolha do nome e este disse a Fecury que a entidade mais qualificada para escolher o nome de uma biblioteca é a que produz livros, no caso a Academia Imperatrizense de Letras. Desta forma, a biblioteca da mais nova universidade de Imperatriz receberá o nome do festejado jornalista.
Jurivê de Macedo faleceu em maio de 2010, vítima de um acidente vascular cerebral, aos 80 anos de idade. Foi ao lado do também falecido José Matos Vieira, fundador do jornal O PROGRESSO, e até o seu falecimento manteve no jornal O Estado do Maranhão sua festejada coluna “Comentando os Fatos”, uma das mais lidas de todo o estado. Depois de seu falecimento, a Academia produziu um livro com suas crônicas.
Ainda na reunião de quinta-feira, os membros da AIL receberam a visita do economista e professor universitário Alberto Maia, que apresentou aos acadêmicos presentes seu livro “As competências do agente público”, a ser lançado brevemente. Ele foi saudado pelos acadêmicos Agostinho Noleto, Itaerço Bezerra, Liratelma Cirqueira e Domingos Cezar.
Em seguida, os acadêmicos discutiram o relatório dos critérios de concessão do Prêmio Literário – AIL, abordando obra literária ou conjunto de produção literária; relevante contribuição para educação e culturas regionais, consistência literária, comissão especial e as inscrições para concorrer. O prêmio literário é concedido pelo chefe do executivo municipal. O prefeito Sebastião Madeira teve a oportunidade de entregá-lo pela sexta vez consecutiva.
Publicado em Cidade na Edição Nº 15171
Academia de Letras escolhe nome do jornalista Jurivê de Macedo para biblioteca do UNICEUMA
Os acadêmicos discutiram ainda regulamento do Prêmio Literário – AIL
Comentários