Presidente Luiz Carlos Porto coordenará reunião da escolha e entrega do Prêmio Literário AIL

Fundada no dia 27 de abril de 1991, a Academia Imperatrizense de Letras - vai completar, no próximo dia 27, 25 anos de vida dedicada à cultura, à arte e, sobretudo, à produção literária em Imperatriz e região. Neste ano também se comemora os 21 anos da criação de uma Lei Municipal que instituiu o "Prêmio Literário AIL".

Este ano, quatro livros concorrem ao Prêmio Literário: "Quintessências", que tem como autores Élson Araújo, José de Ribamar Silva, Lua Serena, Raimundo Trajano Neto e Weliton Carvalho; "Encontro entre poesias e contos", de Francisco Itaerço Bezerra, "Pelas Ruas e Avenidas da Cidade", de Wilton Alves, e "Nua como a Lua", de Adriana Moulin.
Conforme deixou bem claro o presidente da AIL, Luiz Carlos Porto, na última reunião: "Só terão direito a voto os confrades e confreiras que participam constantemente das reuniões e todos que, indistintamente, leram os livros que concorrerão ao Prêmio AIL 2016", disse Porto, ressaltando que os que não leram estão impedidos de votar.
A reunião desta quinta-feira (15) tem início no horário regimental (17h15), quando o presidente Luiz Carlos Porto indicará ao secretário, Domingos Cezar Ribeiro, a conferir a lista de presenças e dos acadêmicos aptos a votarem. Diferente dos anos anteriores, a AIL não aceitará votos enviados por correspondência, telefonemas e e-mail.
Prêmio Literário - Instituído Por Lei Municipal, o Prêmio Literário, no valor de R$ 5 mil, é entregue anualmente em 27 de abril - dia do aniversário da Academia Imperatrizense de Letras - AIL, pelo prefeito municipal. Nos anos anteriores, o prefeito Sebastião Madeira fez questão de comparecer ao evento para entregar o prêmio ao vencedor.
Este ano, o último de seu segundo mandato, o prefeito Sebastião Madeira já teria agendada a data da celebração do aniversário da AIL e entrega do Prêmio Literário AIL - 2016, para marcar presença ao evento. Para o presidente da AIL, Luiz Carlos Porto, que é vice-prefeito de Imperatriz, "o prefeito Madeira é sempre bem-vindo a esta Casa, cujos membros ativos o têm como parceiro em algumas de suas ações". (Domingos Cezar / ASCOM)