Acadêmicos aplaudem iniciativa e depois posam com o deputado

Membros da Academia Imperatrizense de Letras (AIL) se reuniram em assembleia ordinária na tarde da última quinta-feira (16), quando elegeram a nova diretoria da entidade literária para o biênio 2015/2016. Na mesma reunião, a presidenta Edna Ventura comandou também a eleição da obra literária que receberá o Prêmio Literário AIL – 2015.
Esta foi a penúltima reunião conduzida pela presidenta Edna Ventura, que vai entregar o cargo em sessão solene que se realizará no próximo dia 27 de abril, com a posse da nova diretoria. Na mesma sessão solene, por se tratar de um prêmio instituído por uma Lei Municipal, o prefeito Sebastião Madeira vai fazer a entrega do prêmio literário.
Como foi registrada apenas uma chapa, os acadêmicos decidiram votar por aclamação na chapa que ficou assim constituída: presidente – Luiz Carlos Porto, vice-presidente – Raimundo Trajano Neto, 1º secretário – Domingos Cezar Ribeiro, 2º secretário – Livaldo Fregona, 1º tesoureiro – Francisco Itaerço Bezerra, 2º tesoureiro – Arnaldo Monteiro. Comissão de Contas: Gilmar Pereira, Liratelma Cerqueira e Tereza Bom Fim.
Também, em disputa acirrada, os acadêmicos escolheram, por intermédio de votação, e agraciaram com o Prêmio Literário AIL – 2015 a obra “Sinergia”, de autoria do escritor e acadêmico Tasso Assunção. Ele concorreu com o poeta e acadêmico Weliton Carvalho, cuja obra foi escolhida pela comissão formada por professores da UEMA e da Academia.
Salão do Livro – Os acadêmicos receberam a honrosa visita do deputado estadual Marco Aurélio, o qual informou que está viabilizando junto à Secretaria de Estado de Educação (SEDUC) uma novidade para o 13º Salão do Livro de Imperatriz – SALIMP: o Vale-Livro, antiga reivindicação dos acadêmicos.
O deputado disse estar buscando um convênio com o Governo do Estado para garantirmos R$ 100 mil para destinarmos 5.000 vales-livros de R$ 20,00, para crianças da rede municipal de ensino. “A iniciativa será importantíssima para dar oportunidade de acesso à literatura para muitas crianças que visitam o Salão do Livro e às vezes não disponibilizam de recursos para adquirir as obras expostas.
A iniciativa do deputado de visitar a Academia e se colocar à disposição daquela Casa de Letras foi aplaudida por todos os acadêmicos presentes. A presidenta Edna Ventura agradeceu e lembrou da dificuldade de realizar o megaevento no ano passado. “Agora o confrade Luiz Carlos Porto e sua diretoria já entram com o pé direito na realização desse evento, que não é somente da Academia, mas de toda Imperatriz”, concluiu.