Acadêmicos debatem realização do Prêmio Literário e Salimp

Domingos Cezar

Sob a coordenação da presidenta Edna Ventura, membros da Academia Imperatrizense de Letras (AIL) estiveram reunidos extraordinariamente na tarde/noite da última terça-feira (28), no Centro de Formação de Professores, quando debateram dois temas: o Prêmio Literário AIL 2014 e a programação do XII São do Livro de Imperatriz – SALIMP, que se realizará no período de 16 a 25 de maio próximo.
Os acadêmicos presentes ao encontro aprovaram Edital assinado pela presidenta, que deverá ser publicado na edição deste domingo em O PROGRESSO abrindo, oficialmente, neste 2 de fevereiro, as inscrições para o Prêmio Literário 2014, que se estendem, conforme o edital, até o dia 28 de fevereiro.
“Todos os escritores que tenham publicado suas obras literárias terão até o final do mês de fevereiro para efetuarem suas inscrições para que possam concorrer a esse importante prêmio instituído pela Prefeitura Municipal de Imperatriz, como uma forma de promover e incentivar os novos escritores”, afirma Edna Ventura, ressaltando que o concurso é aberto para todas as pessoas que dele queiram participar.
O vencedor do Prêmio AIL 2014 receberá o prêmio de R$ 5 mil das mãos do prefeito Sebastião Madeira, ou de seu representante, em solenidade que este ano ocorrerá no dia 25 de abril, por ocasião da passagem de 23 anos de fundação da Academia. “A Academia comemora na data de 27 de abril, mas como este ano cai num domingo decidimos antecipar para uma sexta-feira (25)”, explica Edna Ventura.
XII SALIMP - Na ocasião, a presidenta da AIL apresentou aos confrades e confreiras presentes um esboço da programação do XII Salão do Livro de imperatriz – SALIMP, o maior evento literário do Maranhão. Edna Ventura lembrou que nos anos anteriores a Academia tem contado com o patrocínio do Governo do Município (Prefeitura) do Governo do Estado (SECULT) e do Governo Federal (ELETROBRAS), mas frisou sobre a necessidade de se buscar mais patrocinadores.
“Vamos buscar o apoio logístico (patrocínio) de empresas locais, para que possamos realizar um evento mais grandioso do que os que foram realizados em edições anteriores”, disse Edna Ventura, que também solicitou a sugestão para a contratação de palestrantes para o evento. “A parte das contratações e shows com artistas locais e nacionais fica a cargo, mais uma vez, do confrade Zeca Tocantins”, informou a presidenta, ressaltando que todos os acadêmicos trabalharão no evento.