Aulas de pilates são disponibilizadas gratuitamente todas as segundas e quartas. Para participar, basta que o interessado faça uma avaliação física

"O pilates consiste em uma série de exercícios e alongamento utilizando quase unicamente o peso do próprio corpo para a execução dos movimentos. Esta técnica permite aumentar a flexibilidade, força muscular, corrigir a postura, melhorar a respiração e prevenir lesões, além de modelar o corpo", explica Eloise Resplandes, fisioterapeuta responsável pelas aulas de pilates na Academia da Saúde, polo Beira-Rio.

A fisioterapeuta, que é especialista avançada na técnica, informa também que o pilates não provoca perda calórica, mas que os resultados quanto à redução de medidas é perceptível em menos de um mês. A microempresária Quelma Dias, adepta do exercício, confirma: "Eu estou amando as aulas aqui na academia, porque já me olho no espelho e vejo que meu corpo está mudando e que meu condicionamento físico melhorou bastante. O atendimento aqui é ótimo, a instrutora é muito atenciosa, e além de tudo isso, esse acompanhamento é de graça".
De acordo com Rosélia Albuquerque, coordenadora da Academia da Saúde, as aulas de pilates são disponibilizadas gratuitamente todas as segundas e quartas-feiras das 19h às 20h. Para participar basta que o interessado (homem ou mulher) faça uma avaliação física e uma avaliação nutricional que pode ser feita na própria Academia da Saúde. Segundo ela, no espaço, além do pilates, a população conta com jogos lúdicos, avaliações (física e nutricional), aeróbica e caminhada supervisionada.
Programa Academia da Saúde - É uma estratégia para estimular o aumento da prática de atividade física na população. A iniciativa prevê ainda disponibilizar nestes ambientes profissionais qualificados para a orientação de práticas corporais, atividades físicas, lazer e modos de vida saudáveis. Conceição Madeira, secretária de Saúde, informa que o objetivo principal dessa estratégia é melhorar a qualidade de vida da população. "Investir em ações como essas é garantir avanços na qualidade da saúde do cidadão e, ao mesmo tempo, a garantia de economizar gastos futuramente, com consultas, medicamentos e internações", ressalta. (Maria Almeida - ASCOM)