Iniciou na manhã dessa quinta-feira, 18, e termina nesta sexta-feira, 19, o I Simpósio de Nutrição para Idosos. O encontro, no auditório da Casa do Idoso Feliz, visa orientar sobre os benefícios da inserção de alimentos regionais nas refeições dessa faixa etária para garantir segurança alimentar e pratos nutritivos na terceira idade.
O primeiro dia contou com oficina sobre hortas caseiras, conduzida por um técnico agrícola da Secretaria Municipal de Agricultura, e outra sobre reaproveitamento de alimentos, com nutricionista. Além disso, foram repassadas orientações sobre formas adequadas de armazenamento e preparo.
"Em qualquer faixa etária, é importante a atenção à variedade na hora das refeições e na terceira idade não é diferente. Aqui está sendo mostrado como aproveitar e reaproveitar os alimentos regionais, diversificando a forma de preparo para torná-los mais atraente", explicou a coordenadora da Casa, Alessandra Nobre.
A programação segue nesta sexta-feira, 19 com apresentação teatral da Cia de Arte da Casa do Idoso; mesa redonda com discussão sobre os desafios de inserir alimentos regionais no dia a dia; oficina de alimentos regionais e apresentações de trabalhos acadêmicos na área da alimentação.
O I Simpósio de Nutrição para Idosos faz parte da Semana Mundial da Alimentação, que trouxe este ano o tema "Alimentação e Agricultura", com o intuito de chamar atenção das pessoas para a necessidade de uma alimentação saudável e nutricionalmente adequada.
(Maria Almeida - Ascom)
Publicado em Cidade na Edição Nº 16239
Aberto Simpósio de Nutrição para Idosos
Programação conta com oficinas e mesa redonda sobre benefícios dos alimentos regionais
Comentários