A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) está informando aos professores da educação básica, que tenham desenvolvido experiências pedagógicas bem-sucedidas nas escolas da rede estadual de ensino, que se encontram abertas até o dia 22 deste mês as inscrições para a 8ª edição do Prêmio Professores do Brasil.

Promovido pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica, em parceria com as secretarias de educação, o prêmio visa reconhecer, valorizar e divulgar o mérito dos professores das redes públicas de ensino, pela contribuição dada à melhoria da qualidade da educação.
Serão consideradas experiências pedagógicas exitosas, criativas e inovadoras. Os interessados em participar podem se inscrever pelo endereço eletrônico: http://premioprofessoresdobrasil.mec.gov.br/.
Este ano a premiação foi dividida em temas livres e temas específicos. Os temas livres são: Educação Infantil, séries iniciais do Ensino Fundamental, séries finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Já os temas específicos são Educação Integral e Integrada (programas Mais Educação e Ensino Médio Inovador; e outros que oferecem a jornada escolar ampliada e ênfase na formação integral dos estudantes), Ciências para os anos iniciais do Ensino Fundamental, Alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental e Educação digital articulada ao desenvolvimento do currículo.
O trabalho deve ser registrado, através de fotografias, vídeos e relatórios ou anotações, para que profissionais do ensino, de outros lugares do país, possam conhecê-lo.
Estão aptos a se inscrever dois milhões de professores das três etapas da educação básica, atuantes nas redes públicas. Basta-lhes apresentar uma prática pedagógica criativa e inovadora (em andamento ou já concluída) e formalizar a inscrição.
Instituído em 2005, o prêmio conta também com a parceria do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), Fundação SM, a Fundação Volkswagen, ABRELIVROS – Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares, Instituto Votorantim, Fundação Santillana, Serviço Social do Comércio, Administração Regional no Estado de São Paulo (SESC/SP) e Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto (ACERP).
No mês de dezembro devem ser conhecidos os vencedores e as escolas onde atuam, tornando o trabalho reconhecido por todos os que valorizam a educação brasileira.