Raimundo Primeiro
Seguindo a filosofia de suporte técnico e institucional às empresas que atuam no setor do turismo em âmbito nacional, a Seção do Maranhão da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) participa da 15ª feira do Comércio e Indústria de Imperatriz (Fecoimp), com o objetivo de incrementar as atividades do setor na região tocantina.
Na manhã dessa quinta-feira (17), a ABAV Maranhão reuniu o pessoal do trade turístico no Palácio do Comércio e Indústria de Imperatriz (PCI). Foi um momento de apresentação da instituição e da importância da presença das empresas locais se integrarem ao seu quadro de associadas.
O encontro foi dirigido por Maria Antonieta, presidente da ABAV Maranhão, diretora de Curso e do Instituto de Cursos da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ICCABAV), e Ana Carolina, da ABAV.
Foi destacado, a propósito, ser uma das finalidades do instituto promover o intercâmbio entre os agentes públicos e privados, que direta e indiretamente contribuem com a crescente movimentação turística, congregando e representando os interesses de suas associadas.
A pauta da reunião com os proprietários e funcionários de agências de viagens com a Diretoria da ABAV Maranhão girou, principalmente, em torno da fase de recessão econômica por que passa o Brasil, oportunidade em que Maria Antonieta frisou ser o momento de união do empresariado do segmento, aproveitando a alta do dólar e explorar mais o país, focando na visitação às principais atrações turísticas regionais, com pacotes que atraiam a atenção das pessoas.
“Tem crescido muito a procura por pacotes aqui no Brasil”, revelou Maria Antonieta, acrescentando que o trabalho é no sentido de fazer com que polos turísticos localizados no Maranhão sejam mais explorados pelos brasileiros, caso das Chapadas das Mesas e a Ilha de São Luís, compreendendo os municípios de Barreirinhas, Alcântara e São José de Ribamar.
“Estamos capacitando mais para vendermos mais”, concluiu Maria Antonieta, falando sobre a importância da parceria com o Sebrae, o ICCABAV, Secretaria de Turismo de São Luís e Governo do Estado do Maranhão, além da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII), por meio da qual foi possível ministrar o curso durante a edição 2015 da Fecoimp, a maior feira multissetorial do Estado.
Já na parte da tarde, das 14h às 18h, aconteceu o primeiro dia de aula do curso “Boas práticas de gestão no foco ao cliente”, com a professora Lúcia Helena, de Belo Horizonte (Minas Gerais). Com duração de 40 horas, o curso será encerrado na noite desta sexta-feira (18), com as atividades acontecendo das 18h às 22h, no Centro de Convenções de Imperatriz.
Desde sua criação, em 2003, o ICCABAV é referência na qualificação dos agentes de viagens e de todos os profissionais que atuam no turismo.
Comentários