Há 51 anos a Região Tocantina é palco de um dos maiores eventos agropecuários do Maranhão. A Exposição Agropecuária de Imperatriz (Expoimp), é uma vitrine para empresários e representantes, principalmente do setor de agronegócio. Com o tema “Semear desenvolvimento é colher um futuro fértil”, o evento gera expectativa no comércio local, sobretudo para os setores de vestuário, calçados, gastronômico e hoteleiro.
O Presidente da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz – ACII, Guilherme Maia, destaca que nesse período o comércio vive a expectativa da data do evento. “A Expoimp faz parte do calendário tradicional da cidade. Além de fortalecer a pecuária na região, diversos outros setores da economia são aquecidos durante os noves dias de feira” reforça o dirigente empresarial.
Para o presidente do Sindicado Rural de Imperatriz (Sinrural), Armelindo Ferrari, a Expoimp oportuniza o aquecimento da economia na cidade “Consideramos a Expoimp uma feira abrangente, que atende às principais demandas da classe rural, que aquece a economia da cidade e que leva oportunidades de negócios à todos”, afirma o presidente.
Vestuário
O empresário Lauro César, proprietário da loja Fio Jeans, explica que a exposição deve aquecer o setor de moda, uma vez que, algumas peças da coleção de inverno – vendidas durante o primeiro semestre do ano -, integram a moda agropecuária. Além disso, Lauro cita os produtos mais procurados no período. “A moda inverno traz produtos comuns à exposição, dentre eles, o xadrez, os camisetes e camisas, o jeans, couro fake, veludo e sued, assim como os tons terrosos que trazem todo o glamour para a época”, conta.
A Expoimp propõe ainda, diversas atrações culturais como, a cavalgada, rodeio, parque de diversões, gastronomia e shows. Por isso, o evento espera receber um público de todas as faixas etárias. Para o proprietário da M. Officer, André Muiños, a expectativa é que consumidores de todas as faixas etárias, em maior número entre 20 e 30 anos, passarão pela loja a procura principalmente de acessórios, para compor os looks do evento.
Segundo o empresário, a loja está investindo em atrativos para chamar a atenção dos clientes. “ A nossa estratégia é a Liquidação Promocional. Após as festas juninas, geralmente entramos no período de promoções, basicamente a estrutura do comércio é focar em preços e liquidação de estoque para começar o segundo semestre com estoques renovados”, explica.
Calçados
Para a empresária Vânia Purger, proprietária da Arezzo Calçados, o movimento para o mês de julho se mantém tímido, mas há expectativa de melhora nos dias que antecedem a cavalgada - evento de abertura da exposição-. “ A loja espera um crescimento de 15% nas vendas diárias, em relação aos meses anteriores, sobretudo na venda de botas, produto mais procurado neste período”, estima.
Hotelaria
O turismo de negócios é uma característica forte da cidade, representando a maior demanda entre o setor hoteleiro local. A representante do departamento comercial do Residence Hotel, Rebecca Mathos, fala que a projeção percentual é positiva para o mês. “O hotel preparou tarifas especiais durante o evento. Além disso, esperamos um crescimento de 30% no fluxo de hospedagens, em relação ao que costumamos receber”, diz.
Resultados positivos também são esperados pela gerente de recepção do Imperial Hotel, Vanessa Reis. “Sabemos que a Expoimp é um dos eventos mais aguardados do ano. Com o hotel não é diferente. Esperamos uma ocupação de 80% a 100%, percentual semelhante a igual período do ano passado”. A gerente fala sobre os atrativos tarifários para a exposição. “Preparamos ainda, tarifas diferenciadas para pagamento no balcão. Para os empresários há também, um tarifário diferente, tendo em vista que Imperatriz é uma cidade empresarial, então recebemos muitos empresários e representantes”, explica.
Restaurantes
O alto número de empresários, representantes e turistas em Imperatriz também estimula o setor gastronômico. Realidade confirmada pelo gerente geral do restaurante Cabana do Sol, James Magno Souza, que faz uma projeção de clientes para os dias de exposição. “Em 2018 tivemos um fluxo no horário de almoço em 30% a mais que 2017. Este ano esperamos manter essa média”. O gerente conta como o estabelecimento deve atrair os consumidores. “A nossa estratégia é fazer divulgação nas ruas com outdoors e panfletagens nos principais fluxos comerciais da cidade”, conclui.
Parceria
A ACII mantém uma parceria com o Sinruralna Expoimp há 15 anos. Durante o evento, a entidade tem a oportunidade de apresentar seus serviços. A equipe ACII estará a partir de domingo (7) na exposição agropecuária, em seu estande institucional, a disposição do público.
A 51ª Expoimp ocorre nos dias 06 a 14 de julho no Parque de Exposições de Imperatriz, situado na BR-010 sentido ao município de Governador Edison Lobão. Nove shows estão confirmados, dentre eles, Jonas Esticado (07.07), Padre Antônio Maria (09.07), Wesley Safadão (10.07) e Forró Sacode (14.07).
Comentários