Solenidade realizada no 50º BIS em 2012

Hemerson Pinto

Hoje, 19 de novembro, é o Dia da Bandeira Nacional. O símbolo foi instituído em 1889 e em todo o país ocorrem anualmente diversas comemorações. Em Imperatriz, o 50º Batalhão de Infantaria de Selva realiza uma solenidade militar alusiva à data. O início está previsto para as 11h40, no Batalhão Capitão Mor Moniz Barreto.
A solenidade será composta pelos seguintes momentos: hasteamento da Bandeira Nacional, pelo comandante do batalhão, Tenente Coronel Baddy Mitre; condecoração de militares por tempo de serviço; desfile militar e incineração das bandeiras nacionais julgadas inservíveis, momento feito pelo praça mais antigo da Unidade. O Dia da Bandeira foi criado por meio do decreto lei número 4, em homenagem ao símbolo máximo da pátria. A bandeira brasileira foi instituída quatro dias após a proclamação da república.
Se em uma solenidade em nosso país, várias bandeiras são hasteadas ao mesmo tempo, a bandeira brasileira deve ser a primeira a chegar ao topo do astro e última a descer. Quando uma bandeira brasileira fica desgastada, suja ou rasgada, deve ser substituída imediatamente por uma nova, e a antiga recolhida à uma unidade militar para ser queimada no dia de hoje, como vai acontecer no 50º BIS. Diante da necessidade de uma bandeira brasileira ficar hasteada à noite, o simbolo deverá ser iluminado.