O Comandante do 50º Batalhão de Infantaria de Selva, Ten. Cel. BADDY MITRE, informou à imprensa de Imperatriz que do dia 5 a 11 deste mês terá início a “OPERAÇÃO TUCURUÍ”. Essa simulação de combate partirá da região de Marabá, onde ocorrerá a concentração das tropas, e prosseguirá na direção de Tucuruí, no Estado do Pará. Esse adestramento será comandado e coordenado pelo Comandante da 23ª Brigada de Infantaria de Selva (23ª Bda Inf Sl), General-de-Brigada THEÓPHILO, sediada em Marabá-PA.
Essa atividade terá por objetivo maior treinar as diversas tropas daquele Grande Comando, não apenas em aspectos operacionais, mas também logísticos. Assim, dentre os quartéis que participarão da Operação estão os Batalhões situados em Marabá, em Altamira, em Itaituba, em Tucuruí e o 50º BIS, único representante situado no Maranhão.
Números
O 50º BIS participará com um efetivo de cerca de cento e setenta militares. O efetivo total envolvido na operação será de aproximadamente mil homens e mulheres. Existe a previsão de que cada viatura do 50º BIS percorrerá ao término do exercício cerca de 1200 km, sendo que desses a maioria será pela BR-230 - Rodovia Transamazônica. Destaca-se que 23ª Bda Inf Sl é uma das mais poderosas e adestradas do Exército Brasileiro, possuindo cerca de 5000 militares vocacionados para Operações na Selva, além de tropas e materiais de artilharia e de cavalaria.
Deslocamento
A saída das tropas do 50º BIS com destino a Marabá – PA está prevista para ocorrer hoje, 4, às 13 horas.
Publicado em Cidade na Edição Nº 14546
Comentários