Hoje, 30 de agosto de 2018, às 19h30, o 50º Batalhão de Infantaria de Selva, "Batalhão Capitão - Mor Moniz Barreto", realizará uma formatura referente ao aniversário de 45 anos de criação do 50º BIS.
Durante a formatura, será feita a entrega de diplomas de "Amigo do 50º BIS" às personalidades civis e militares que se destacaram no apoio à OM.
Diversas autoridades e representantes da sociedade imperatrizense e da região tocantina foram convidados a comparecer ao evento.
Além de autoridades civis e militares, são esperados cerca de 400 familiares dos militares provenientes de Imperatriz e outras cidades da região tocantina para prestigiar esse tradicional evento do batalhão.
História
O 50º Batalhão de Infantaria de Selva, localizado no município de Imperatriz, foi criado por meio do decreto Nº 71.785, de 31 de janeiro de 1973.
O Batalhão teve origem no 24º Batalhão de Caçadores, sediado em São Luís, que destacou para Imperatriz, em 20 de Junho de 1973, a sua 2ª Companhia de Fuzileiros.
Em 27 de setembro de 1973, a 2ª companhia de Fuzileiros do 24º Batalhão de Caçadores passa a chamar-se 1ª Companhia do 50º Batalhão de Infantaria de Selva, subordinado diretamente à Região Militar em Belém-PA.
Em outubro de 1973, a 1ª Companhia do 50º BIS foi composta por 60 militares do Núcleo-Base e 104 soldados recrutas, obtendo também, naquele ano, a autonomia administrativa. Em 12 de dezembro de 1974, a 1ª Companhia do 50º BIS transforma-se finalmente em 50º Batalhão de Infantaria de Selva.
Com a criação da 23ª Brigada de Infantaria de Selva, com sede em Marabá-PA, o 50º BIS transfere, em 15 de dezembro de 1976, sua subordinação da 8ª Região ficando para a referida Brigada. No ano de 1987, o Centro de Documentação do Exército definiu o dia 31 de agosto como sendo a data de seu aniversário.
No dia 13 de dezembro de 1979, na delegacia do serviço do patrimônio da união do Ministério da Fazenda no estado do Maranhão, compareceram o delegado José Renato Muller Lobo e o então major Edson Fonseca de Albuquerque, comandante do 50º BIS. Nesta oportunidade, foi oficializado o termo de entrega de próprio Nacional, situado na Avenida Bernardo Sayão, cidade de Imperatriz, onde se encontra instalado o quartel do 50º Batalhão de Infantaria de Selva.
O 50º Batalhão de Infantaria de Selva possui uma denominação histórica "Batalhão Capitão Mor Moniz Barreto", que foi aprovado pela portaria nº 458, de 30 de agosto de 2002, feita pelo Comandante do Exército. Essa denominação é uma homenagem ao Cap-Mor Antônio Moniz Barreto, nascido em Lisboa, Portugal. O português é cognominado de "O Restaurador de São Luís do Maranhão", por haver contribuído para a expulsão dos holandeses daquela cidade. Moniz Barreto era o chefe militar dos luso-brasileiros, vencedor dos batavos em 1642 no Outeiro da Cruz, em São Luís, vindo a falecer em combate em janeiro de 1643.
O Batalhão possui diversas missões que, dentre elas, destacam-se a formação do contingente reservista preparado e bem adestrado para o combate na Amazônia, caso seja necessário. Deve, ainda, estar em condições de realizar Operações de Garantia da Lei e da Ordem. No campo social, destaca-se o auxílio sempre prestado à Defesa civil da cidade de Imperatriz e suas adjacências, por ocasião das calamidades públicas, assim como nas ações cívico-sociais, prestando assistência médico-odontológica, presta apoio também a diversos órgãos federais, estaduais e municipais em todas suas esferas de atuação. Além de todas essas atividades de importância incontestável, o 50º Batalhão de Infantaria de Selva tem como principal missão garantir a defesa da parte oriental da Amazônia, sendo considerada a sentinela deste portal. (Fonte: Wikipédia)
Comentários