No próximo dia 31, sábado, o 50º Batalhão de Infantaria de Selva completará 40 anos de existência, marcados por uma estreita relação com a sociedade imperatrizense e suas instituições representativas, de tal forma que não é forçoso dizer que a história deste Batalhão confunde-se com a própria história recente de Imperatriz.
Ao longo desses 40 anos, o 50º BIS esteve presente em vários momentos importantes para a cidade e sua população. Comprometido com o slogan do Exército Brasileiro de ser o “Braço Forte – Mão Amiga”, levou seu apoio à comunidade em diversas atividades, seja no apoio às comunidades carentes, nas campanhas de vacinação, ou ainda, dentre outras, no socorro aos ribeirinhos expulsos de suas casas pelo ímpeto desse rio que empresta seu nome a toda uma região que tem Imperatriz como polo.
Para cumprir sua missão constitucional de “participar da defesa da pátria, na garantia de lei e da ordem, nas ações subsidiárias, no desenvolvimento nacional e na defesa civil, particularmente, no seu setor de segurança integrada”, mais uma vez se verifica a perfeita harmonia entre essa Organização Militar e o povo de Imperatriz e região. Anualmente, o Batalhão forma cerca de 140 soldados, dos quais a grande maioria são filhos desta cidade. Filhos esses que, ao se incorporarem ao Exército Brasileiro e ao efetivo deste Batalhão, são preparados não somente para atender ao chamado da Pátria, se um dia a guerra nos chamar, mas, também, preparados para exercerem sua cidadania plena em nossa sociedade. Podemos afirmar, sem sombra de dúvidas, que a grande maioria dos jovens que por aqui passam são verdadeiros repositórios de valores morais e éticos indispensáveis para a sociedade imperatrizense.
Como única Organização Militar do Comando Militar do Norte vocacionada em Operações na Selva, o 50º BIS já honrou o nome dessa cidade ao levar vários de seus filhos para cumprir a nobre missão de ajudar na reconstrução do Haiti em 2008.
Para marcar essa data tão significativa, vêm sendo realizadas, desde o início deste mês, várias atividades comemorativas, como a corrida “Volta do 50º BIS”, torneio de futebol, exposição de material militar em espaços públicos e apresentação da Banda de Música do Batalhão. Ainda serão realizadas as seguintes atividades:
- Passeio ciclístico: com largada prevista para as 8h do dia 1º de setembro (domingo), do 50º BIS, onde será servido café da manhã aos participantes, oferecido pela empresa BODIM BICICLETAS E MOTOS. As inscrições para esse evento poderão ser realizadas na Seção de Relações Públicas do Batalhão e na BODIM BICICLETAS E MOTOS, no horário de 9h às 12h ou de 14h às 18h, ou ainda, na Beira Rio, no horário de 17h às 20h. A inscrição se dará mediante doação de 1Kg de alimentos não perecíveis, que serão doados a instituições carentes.
- Campanha de doação de sangue, nos dias 2, 3 e 4 de setembro, a ser realizada em parceria com o HEMOMAR.
- Formatura de aniversário do Batalhão: no dia 30 de agosto (sexta-feira), às 9h. Na ocasião, será realizada a inauguração da placa “Tributo aos Pioneiros”, uma homenagem do Batalhão aos militares que aqui chegaram em 1973 com o objetivo de ajudar na construção dessa Organização Militar.
- Além disso, será inaugurada uma praça que tem por objetivo homenagear o município que nos acolheu, destacando todo o carinho e atenção da população imperatrizense desde sempre com toda a família militar: Será a Praça Cidade de Imperatriz.
O comandante do 50º BIS, Tenente-Coronel Baddy Mitre, convida toda a sociedade imperatrizense para participar da programação.