O cosplay do Doutor Octopus, vilão dos filmes do Homem Aranha, se apresenta para os jurados do Anima Sul, em Imperatriz
Os personagens da série Cavaleiros do Zodíaco marcaram presença durante o Anima Sul, em Imperatriz

De repente, os animes tão famosos na TV e nos games saíram das telas e invadiram a quinta edição do Anima Sul, em Imperatriz. Fãs, admiradores e simpatizantes do universo dos otakus prestigiaram o evento, que aconteceu no último final de semana no Imperial Shopping e reuniu cerca de dez mil pessoas, entre crianças, jovens e adultos para dois dias mergulhados na cultura nipônica e nerd. 
Com espaços diferenciados, a ação trouxe as últimas novidades em roupas e assessórios, além das famosas action figures (miniaturas de personagens de games e quadrinhos) e itens que remetem à cultura japonesa. Os criativos cosplays (fantasias de animes) também fizeram sucesso diante do público. Os personagens, com muita personalidade e ousadia, marcaram os dois dias de Anima Sul e deram um toque ainda mais divertido ao evento. Mas, para a estudante Gabriela Logrado, que participou desta edição fantasiada de Juvia, personagem do anime Fairy Tail, dar vida a um personagem também é coisa séria. “Você tem que gostar da anime, gostar do seu personagem, personificar o estilo que ele fala, que ele anda, que ele age, então literalmente você precisa se tornar o personagem que você está representando”, explica.
De acordo com Everton Pinheiro, coordenador do Espaço Cultura, e um dos apoiadores do evento, esse é um momento para se comemorar, onde a paixão por uma cultura foi compartilhada com todos. “Penso que estamos vivendo um momento precioso durante esse evento, onde o trabalho em equipe a partir de um ideal comum, motiva todas as pessoas envolvidas e agrega boas parcerias. Sem contar no incentivo que o evento gera para o comércio, é um mercado muito vasto a ser explorado”, disse.
Animekê e cosplay - Durante as diversas atividades que agitaram o público, estava o Animekê, momento onde os fãs dos desenhos japoneses puderam cantar as trilhas sonoras mais famosas, que iam desde “Dragon Ball GT” até “Cavaleiros do Zodíaco”, com alguns participantes arriscando a cantar em japonês. Já uma das atrações mais aguardadas por quem prestigiou o evento, foi o concurso de cosplay, onde mais de dez participantes fantasiados dos seus personagens favoritos, mostraram ao público uma pequena performance, e foram avaliados pelos jurados. Uma versão masculina da princesa Elza, do musical Frozen, levou o primeiro lugar, enquanto os personagens Scarlet e Kung Lao, ambos do game Mortal Kombat, conquistaram o segundo e o terceiro lugar, respectivamente.
Ainda no evento, foram montados dois espaços de jogos para os competidores, com campeonatos e torneios. O Anima Sul ficou aberto ao público durante os dois dias e contou ainda com palestras, stand de vendas, apresentação de artes marciais e K-pop e espaços variados onde os participantes poderiam interagir e trocar experiências, como o Maid Café, localizado logo na entrada do shopping. 
(Assessoria de Imprensa)