Neste fim de semana, São Luís recebe a 5ª edição do Campeonato Maranhense de Kitesurf. As competições da primeira e segunda etapas, com as modalidades Downwind e Regata Bidirecional, serão realizadas neste sábado (22) e domingo (23). O campeonato, que conta com a produção e promoção da Associação de Velejadores do Maranhão (AVEMA), trará para São Luís uma competição organizada com muita seriedade e preocupação com os itens de segurança. Além de ser um lindo evento, como explica o presidente da AVEMA, Rogério Luna. "É um espetáculo de beleza, o mar fica colorido como nunca. Além de ser uma grande confraternização entre todos os profissionais do esporte. É um evento amador onde todos podem participar com a seriedade de um evento profissional", ressalta.
Rogério Luna destaca, ainda, a importância turística do kitesuf para São Luís, já que atrai a atenção do público. "O kitesurf é uma ferramenta de turismo, pois, é um esporte bonito de ver, muito saudável e agrega valor aos participantes. Atins no Maranhão (um pequeno vilarejo nos Lençóis Maranhenses), por exemplo, é uma superpotência no kitesurf mundial, sendo o único local do Maranhão onde a permanência do turista é de sete dias, devido à duração do curso de kitesurf", afirma.
Quem também está na expectativa para o campeonato, é o diretor executivo da AVEMA, José Augusto, o qual espera que o número de inscritos neste ano supere o do ano passado.
"Nós tivemos 120 inscritos no ano passado, que foi o maior campeonato de kitesurf registrado no Brasil em 2015. A gente pretende agora, em 2016, bater esse número, já que São Luís tem, hoje, mais de 370 praticantes do esporte. Lembrando que, apesar de ser uma competição, o campeonato é uma oportunidade de confraternização entre os praticantes do esporte. A previsão é que no fim de semana as condições de vento sejam boas, para que todo mundo faça um belo espetáculo, pois, a nossa ilha merece", ressalta José Augusto.

Sobre as competições

Downwind: Corrida a favor do vento, com largada na praia do meio as 14h em direção à avenida Litorânea, como portal de chegada em frente à barraca Milhas. Já a Regata Bidirecional é a corrida em circuito, contra  e a favor do vento. Vão ser: 1 downwind e 2 regatas por dia, totalizando 2 dws e 4 regatas nos dias 22 e 23 para compor o Ranking Maranhense 2016!

Evento de sucesso

Sucesso é a marca registrada de todas as edições anteriores do campeonato, o qual sempre trouxe envolvimento de instituições públicas e privadas ganhando visibilidade para a realização de projetos cada vez maiores a fim de atender a um maior e fiel público. 
Este fim de semana é apenas o começo da temporada do campeonato, que será realizada nos dias: 22 e 23 de outubro, 12 e 13 de novembro e 3 e 4 de dezembro. 

Ação social

O 5º Campeonato Maranhense de Kitesurf conta, ainda, com uma ação social em parceria com o Corpo de Bombeiros, que neste ano, estão sendo capacitados com quatro bombeiros a fim de ajudar no monitoramento da orla com o uso do equipamento de Kitesurf.

Sobre o esporte

O kitesurf é um esporte no qual a pessoa desliza sobre a água em uma pranchinha, sendo puxado pelo kite (pipa em inglês), o qual funciona como uma asa impulsionada pelo vento. 
Além de ser um esporte incrível de praticar, vale muito a pena, também, assistir as competições, que acontecem na belíssima orla de São Luís.