Presidente da CDL, Francisco Almeida (Chico Brasil), destacando importância do evento

Raimundo Primeiro

Aberta oficialmente às 10h de domingo (15), a 4ª Feira da Beleza de Imperatriz foi encerrada na noite dessa segunda-feira (16), correspondendo a todas as expectativas da comissão organizadora e expositores. Durante dois dias, no Centro de Convenções, empresários, profissionais do setor, além de convidados especiais, prestigiaram o maior evento da área da beleza realizado hoje em dia no Maranhão. Aberto às 10h, o evento era fechado às 23h.
A solenidade de abertura contou com a presença de autoridades e parceiros, entre as quais o prefeito Sebastião Madeira, a diretora do Senac, Lavínia Amorim; o secretário de Regularização Fundiária Urbana do Município, Daniel Souza; o empresário Manoel Marcone Marques, presidente da Associação dos Lojistas do Calçadão; Márcia Maria, representante do Sebrae Maranhão; Raimundo Fonseca Santos, representante da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz, e o advogado Antônio Torres, presidente do Conselho Deliberativo da Sociedade Imperatriz de Desportos (SID).
Durante seu pronunciamento, o prefeito Sebastião Madeira ressaltou que a feira já é um evento que entrou para o calendário da cidade. “A feira prova a tese de que Imperatriz é uma cidade empreendedora. A gente fica feliz de ver Imperatriz se transformando numa cidade que promove múltiplos eventos”, disse o gestor, parabenizando Chico Brasil pela iniciativa. “Não posso deixar de parabenizar o Chico por ter abraçado essa causa e conseguido vislumbrar esse espaço e fazer da feira um dos grandes eventos no Brasil neste segmento”, completou.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Francisco da Silva Almeida, o Chico Brasil, destacou sobre a expectativa para o primeiro dia do evento. “É uma expectativa muito boa. Estamos recebendo um público maravilhoso, muita gente chegando, não só de Imperatriz, mas de várias cidades do Brasil. Estamos felizes, pois foi isso que nós projetamos. O evento está ocorrendo muito além das nossas expectativas”, reiterou.
A edição 2015 da Feira da Beleza de Imperatriz contou com uma vasta programação. Foram, no total, 80 estandes e 12 cursos ministrados por profissionais de renome em nível nacional. Durante a manhã de domingo, foi realizado um curso de cortes programados e tendências para o mercado de cabeleireiros, ministrado pelo hairstylist internacional Rodrigo De La Lastra, de São Paulo.
Na segunda-feira (16), último dia da feira, a movimentação no Centro de Convenções era intensa desde as primeiras horas da manhã. As caravanas que chegavam de outras regiões eram organizadas nos auditórios para o início dos cursos para os quais estavam inscritos. Ainda no domingo, aconteceu o curso “Aperfeiçoamento em Maquiagem Profissional com ênfase em visagismo”. Este, por sua vez, foi ministrado pela maquiadora de Goiânia (Goiás), Juliana Ribeiro.
Segunda-feira – encerrando a grade de treinamentos preparados pela feira – foram ministrados os cursos “Colorimetria Avançada”, com Maria Helena, de São Paulo, e “Novas Associações Estéticas Corporais”, com Igor Lustosa, do Maranhão.

Cursos aprovados pelos participantes
As pessoas que passaram pelo Centro de Convenções durante a 4ª Feira da Beleza de Imperatriz avaliaram positivamente as atividades que lá foram desenvolvidas, desde os cursos aos eventos especialmente preparados pelos expositores. “Só tenho que parabenizar e, principalmente, incentivar, torcer para que a feira continue crescendo, apresentando novidades e colocando os nossos profissionais em sintonia com as novidades que surgem nos grandes centros de desenvolvimento”, disse a cabeleireira Marta Freitas, residente em Belém do Pará, que visitava familiares e aproveitou para visitar a Feira da Beleza na manhã dessa segunda-feira.
A equipe de colaboradores que trabalhou na edição 2015 da Feira da Beleza de Imperatriz não mediu esforços para que o acontecimento fosse desenvolvido de forma a atingir os objetivos esperados, mas, sobretudo, satisfazer os expositores, os participantes dos cursos e, evidentemente, o público de um modo geral. Os colaboradores se revezaram, não deixando faltar nada. Desde a montadora aos serviços de limpeza, todas as áreas que integraram a estrutura da feira foram parabenizadas tanto pelos empresários quanto pelo público.
“Não tenho do que reclamar, os organizadores estão de parabéns, pois estou observando todos atuando em harmonia, como se fossem membros de uma orquestra”, destacou o representante comercial Guilherme Bandeira, ao falar sobre os trabalhos dos colaboradores (funcionários) do acontecimento, acrescentando que a Feira da Beleza de Imperatriz já entrou para o calendário nacional de eventos. “Nossa cidade está de parabéns, gostei do que vi, vou voltar mais tarde, na parte da noite, para participar das atividades finais”, reforçou a estudante Mônica Souza.
A 4ª Feira da Beleza de Imperatriz foi encerrada com Carol Nakamura, do Programa “Domingão do Faustão” (Rede Globo), que se apresentou no palco principal do evento, a partir das 19h, movimentando ainda mais o Centro de Convenções, que funcionou até após as 23h. “Vou fazer de tudo para participar da feira no ano que vem, já que gostei do que vi”, afirmou a vendedora Carla Mendes.
Este ano, a feira recebeu 40 caravanas, com 12 cursos, mil capacitações e 80 estandes, superando em 20% a edição realizada em 2014. Cerca de R$ 10 milhões em negócios foram fechados. Os números contabilizados reafirmam o acontecimento como efetivo incrementador da economia regional, projetando o nome de Imperatriz de forma positiva, principalmente em virtude do momento de recessão verificado em outras áreas da atividade comercial.

A feira em 2016
A excelência dos serviços, os números e os negócios fechados fortaleceram ainda mais a Feira da Beleza de Imperatriz. Desde a sua primeira edição, não para de crescer, registrando números extraordinários. Em 2015, foram 80 estandes. No próximo ano (2016), a estrutura do evento deve contar com 160 estandes e expositores de regiões mais distantes, caso de São Paulo, por exemplo.

Números crescentes
Mais salões de beleza continuam sendo abertos no país, gerando emprego e renda. A crise anda longe do segmento da beleza. Em breve, o Brasil ocupará o segundo lugar no mundo. Hoje, o número um em consumo de produtos de beleza são os Estados Unidos. Existem no território nacional mais de 550 mil salões de beleza e 4 milhões e 6 seiscentos profissionais trabalhando no setor.

Stênio movimenta público
A 4ª Feira da Beleza de Imperatriz foi encerrada com muita música e animação. Expositores e visitantes assistiram ao show do cantor imperatrizense Stênio, conhecido do público regional. Com muito arrocha, as pessoas que estavam no Centro de Convenções se confraternizaram. Também houve forró, movimentando ainda mais o público. “Muito bom. Além de fecharmos e prospectarmos negócios, estamos nos divertindo”, comentou Augusto Feitosa.
O presidente da CDL e diretor da Feira da Beleza de Imperatriz, Francisco da Silva Almeida, o Chico Brasil, lembrou que o mercado da beleza no Brasil continua chamando a atenção de várias marcas mundiais.