Luciano “Corujito” será um dos mestres de capoeira presentes durante o encontro

Com o intuito de valorizar e destacar a capoeira na cidade, será realizado, neste sábado (11), o 4º Encontro Nacional Cultural Raízes do Brasil. Na ocasião, acontecerá a cerimônia de batizado, primeira graduação dos iniciantes, além da troca de corda para os capoeiristas que estão subindo de nível na modalidade. Cerca de 40 alunos devem participar das duas atividades. Mas, de acordo com a organização, a expectativa é que compareçam cerca de 150 pessoas no encontro, que começa a partir das 15h, no estacionamento interno de um shopping.

Integrante do Centro Cultural de Capoeira Raízes do Brasil, o mestre Luciano José, o “Corujito”, como é conhecido, destaca o batizado para integrar os novos membros do grupo ao mundo da capoeira. “Essa iniciação do aluno é marcada pela primeira roda dele, onde ele vai estar praticando com o mestre e receber a sua primeira corda e, a partir daí, dar início no universo da capoeira”, explica. A roda de capoeira vai contar com alguns alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), instituição filantrópica que há 35 anos oferece educação, saúde e assistência social para as pessoas que possuem deficiência múltipla. Alunos de outras cidades do Maranhão e Pará, e 4 mestres de Teresina (PI) também devem comparecer durante a cerimônia.
Sobre Raízes do Brasil -  Fundada em 1980  pelo mestre Ralil, a Associação de Capoeira Raízes do Brasil, com sede em Brasília, por meio da linguagem brasileira - e universal - da capoeira tem difundido o movimento pelo mundo. Alguns países como Noruega, Estados Unidos e África já têm unidade do grupo. A associação tem cerca de 11.000 integrantes no Brasil e no exterior e, em Imperatriz, existe há 16 anos. (Assessoria de Imprensa)