Raimundo Primeiro
Desde a manhã dessa quarta-feira (15), os consumidores que estão com contas atrasadas podem contar, em Imperatriz, com um canal de negociação. Trata-se da 3ª Semana Estadual de Prevenção e Combate ao Superendividamento.
Popularmente chamado de Balcão de Negociação de Dívidas, o evento acontece em comemoração ao Dia do Consumidor, comemorado ontem. Não está sendo cobrada nenhuma taxa pelos serviços realizados, os quais prosseguem até sexta-feira, 17 de março, das 10h às 18h, no hall de entrada de um shopping da cidade, nas margens da BR-010.
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) é parceira do Procon Municipal, responsável pela ação na cidade. Outros parceiros também estão à disposição para negociar dívidas dos consumidores, entre os quais a Secretaria de Planejamento, Fazenda e Gestão (SEFAZGO).
A CDL Imperatriz participa realizando consultas, por meio do Balcão de Atendimento, no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e inscrevendo consumidores no Cadastro Positivo, um banco de dados com informações de operações de crédito e obrigações de pagamento quitadas ou em andamento, de pessoa física ou pessoa jurídica.
O procurador-geral do Município, Rodrigo do Carmo, destacou que, preocupado com a situação financeira das pessoas, o prefeito Francisco de Assis Ramos não mediu esforços para apoiar a iniciativa, buscando promover o aquecimento da economia imperatrizense.
A coordenadora do Procon Municipal, advogada Josineile Pedrosa, ratificou que o principal objetivo da 3ª Semana Estadual de Prevenção e Combate ao Superendividamento é trabalhar na renegociação de dívidas, orientando o consumidor como ele deve administrar, de forma consciente, a sua renda familiar.
O presidente da CDL Imperatriz, empresário Francisco da Silva Almeida, garante que a entidade trabalhará em sintonia com o Procon Municipal na execução das atividades, tendo em vista tratar-se de uma proposta das empresas para com os devedores, visando facilitar o pagamento das dívidas no comércio da cidade, por meio da renegociação, diminuição de taxas de juros e elasticidade do plano de pagamento.
Bancos também são parceiros do Procon Municipal na realização da 3ª Semana Estadual de Prevenção e Combate ao Superendividamento, que surgiu em alusão ao Dia do Consumidor, comemorado ontem, criado com o propósito de proteger e lembrar o consumidor, fazendo com que os estabelecimentos comerciais também respeitem as leis criadas para protegê-los, com ênfase no Código de Defesa do Consumidor (CDC), instituído em 11 de setembro de 1990, por meio da Lei nº 8.079.
Comentários