O 3º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM), com sede em Imperatriz, iniciou esta semana o Curso de Guarda-Vidas, edição 2014. A ação visa qualificar homens e mulheres para o resgate de vítimas de afogamento no período de veraneio nas praias da cidade. As aulas se estendem até o dia 18.
De acordo com o subcoordenador do curso, sargento Joel Correa Lima, a ação vai condicionar fisicamente todos os alunos, além de capacitá-los para a realização de resgates de vítimas e oferecer os subsídios teóricos para o atendimento correto dos acidentados.
O curso terá duração de duas semanas, com aulas teóricas e práticas e carga horária de 60 horas, com temas que abordam aulas educativas de natação; técnicas de abordagem de vítimas; técnicas de reboque de vítimas; salvamento com equipamentos: boias, cordas, pranchas; salvamento com embarcação; técnicas de salvamento em piscinas, lagos e rios; travessias; e atendimento pré-hospitalar para afogados.
A turma deste ano contou com a seleção de 45 candidatos, sendo que somente 38 foram aprovados no teste de aptidão física, sendo quatro mulheres. Desse número, apenas 30 serão contratados temporariamente para o trabalho de resgate de banhistas em Imperatriz, nas praias do Cacau e do Meio.
A aluna Maria Léia Lima Lacerda disse que o treinamento é pesado, mas se esforça para estar entre os selecionados: “Já trabalho como bombeiro civil, é uma atividade que gosto bastante, então, apesar do curso ser muito puxado, vou me esforçar para estar entre os alunos escolhidos”, afirmou.
O curso está sendo promovido pelo 3º Grupamento de Bombeiro Militar em parceria com a Superintendência Municipal da Defesa Civil e a Associação de Bombeiros Profissionais Civis do Sul do Maranhão (ABPCS-MA). (Secom)
Publicado em Cidade na Edição Nº 15052
Comentários