Entre os dias 28/02 (sexta-feira) e 05/03 (quarta-feira), foi realizada a Operação Carnaval pelo 3º Grupamento de Bombeiros Militares de Imperatriz, cujo objetivo foi o de garantir a segurança da comunidade imperatrizense no que tange à proteção contra incêndio e demais incidentes que porventura viessem a comprometer o período carnavalesco na cidade. Foram realizadas vistorias na semana anterior ao evento, bem como nos locais nos momentos da festa, além de terem sido disponibilizadas equipes de combate a incêndio e de resgate nos locais onde houve o carnaval. Não foi registrada nenhuma ocorrência oriunda das festas nesse período.
Além dessas equipes, o 3º GBM permaneceu de prontidão com mais três equipes, sendo uma de combate a incêndio, uma de resgate e uma de operações aquáticas.
Na cidade foram registradas treze ocorrências neste período, sendo:
- 02 incêndios em residência;
- 01 incêndio em vegetação;
- 02 extermínios de abelha;
- 01 retirada de anel preso em dedo;
- 01 apoio em transporte de paciente psiquiátrico;
- 03 capturas de animais (02 jacarés e 01 cobra);
- 02 acidentes veiculares (01 na cidade, envolvendo um ônibus e uma moto, e outro na BR-010, envolvendo dois carros com 6 vítimas, em nenhuma das ocorrências houve vítimas fatais);
- 01 desabamento, ocasionado pela força do riacho Capivara, porém sem vítimas.
3º GBM capacita mais 17 militares em Salvamento Veicular
Durante os dias 24 a 28, foi realizado o Curso de Salvamento Veicular na SCI (aeroporto) e contou com a presença de 17 militares do CBMMA, 01 militar do Exército Brasileiro e 01 agente da SETRAN.
O objetivo do curso foi capacitar os participantes a atuarem em ocorrências envolvendo acidente veicular, desde uma simples colisão até desencarceramento de vítimas presas em ferragens. Durante os 05 dias de curso, foram ministradas instruções de atendimento pré-hospitalar, acidente veicular envolvendo produtos perigosos, estabilização de veículos, desencarceramento, retirada de vítimas de veículos tombados e acidente veicular em ribanceira.
O 3º GBM é bastante solicitado para atendimento deste tipo de ocorrência, daí a preocupação em manter o nível de qualificação de seu efetivo. Mais de 90% dos militares do GBM possuem este treinamento, estando aptos a atuarem em acidentes envolvendo veículos, principalmente na BR-010. (Fonte: Felipe Zenkner)
Comentários