Dema de Oliveira
Um projeto traçado pela Secretaria de Segurança Pública e pelo Comando Geral da Polícia Militar foi definido para ser implantado no Quartel do 3º Batalhão de Polícia Militar, com sede em Imperatriz.
O Tenente Coronel Antonio Markus Lima, em conversa com a reportagem de O PROGRESSO, disse que esse projeto de segurança pública, além de audacioso, é inédito para Imperatriz, região tocantina e sul do estado. Isso porque, antes, só funcionava na capital.
Ainda este ano, o 3º BPM vai sediar o Centro Integrado de Operações Policiais (CIOPS), como também uma base do Grupo Tático Aéreo (GTA). As obras de reformas para a implantação das duas unidades de segurança já foram iniciadas e estão bastante adiantadas, principalmente no que se refere à base para o GTA.
Com a implantação do CIOPS e da base do GTA, estão garantidos reforços no atendimento das ocorrências e, com isso, a possibilidade de redução na criminalidade na Região Tocantina.
Os prédios onde funcionam a base do Grupo de Operações Especiais (GOE), Força Tática (FT) e Esquadrão Águia (EA), unidades especiais da Polícia Militar (PM), situadas na área em frente ao pátio do quartel, também estão sendo reformadas. No mesmo prédio, também estão instalados a capela e o canil do batalhão. Uma pista de atletismo também está sendo construída.
Quando estiver pronta, a pista medirá 600 metros e terá delimitações e demarcações, conforme os moldes oficiais para esse tipo de espaço. Assim como a pista, toda a estrutura interna do quartel será asfaltada.
“Nós atenderemos não só o público interno, nossos policiais, mas também a comunidade do bairro Bacuri e adjacências. O núcleo residencial já vem utilizando o campo de futebol soçaite e a quadra de esportes”, enfatizou o comandante do 3º BPM, tenente-coronel Antonio Markus Lima.
O Coronel Markus explicou que o Centro Integrado de Operações Policiais terá uma função estratégica para o combate à criminalidade por unificar o atendimento de ocorrências de várias instituições de segurança.
Quando as pessoas ligarem para instituições como o 3º BPM, 14º Batalhão da PM, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e o Esquadrão de Polícia Montada (EPMONT), a ligação será atendida pelo CIOPS e a ocorrência será distribuída conforme a instituição a qual ela esteja relacionada.
“Será um centro integrado, como diz o nome, que vai atender a todas as unidades de segurança de Imperatriz. Será um ganho de 100%. Vamos ter oito atendentes”, ressaltou o comandante, acrescentando que o CIOPS terá um comandante. Atualmente, a Central de Operações da PM (CPOM) tem quatro atendentes.
“Com o GTA, vamos ter atendimento com mais rapidez. Vem o helicóptero com mais duas unidades de terra que são as viaturas, cada uma com quatro homens”, completou o Coronel Markus.
A unidade do GTA de Imperatriz será composta por 15 homens, sob o comando de um major. Desse total, em torno de 10 serão de unidades da Polícia Militar na Região Tocantina, entre eles quatro militares de Imperatriz e dois de Açailândia. Toda a tropa está passando por treinamento em São Luís.
A implantação dessas duas unidades de segurança no 3º BPM é a certeza de que a segurança pública na região tocantina e sul do estado está sendo vista pelo governo como necessidade urgente.
Comentários