Gil Carvalho
Realizar mutirão para recolher o lixo encontrado nas margens do rio Tocantins e promover uma ação de arborização nas proximidades da Escola Municipal Enoc Alves Bezerra. Esse é o objetivo da 3ª Blitz Educativa no Rio Tocantins. A informação foi prestada ontem à reportagem pela presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Commam), Ivanice Cândido.
Segundo ela, o tema desse ano é “Rio Limpo: sua atitude faz a diferença”, que visa proporcionar um momento de sensibilização para a preservação ambiental e o clico de vida dos rios, riachos e fontes naturais de água na região Tocantina.
O projeto envolve a participação de professores, ambientalistas, acadêmicos, empresários e pessoas interessadas na defesa do meio ambiente. “Temos que trabalhar a construção de alternativas e ações de conscientização e preservação do meio ambiente, pois é um processo de caráter individual, municipal e mundial”, disse ela.
A socialização da Blitz Educativa no rio Tocantins será neste domingo (28), a partir das 7h30, no balneário Yate Clube de Imperatriz, localizado na Avenida Ribamar Fiquene (estrada da Praia do Cacau). O percurso inicia com passagem pela Praia do Cacau, foz do Riacho Cacau e vai até o povoado Imbiral, zona rural de Imperatriz.
O evento será encerrado com ação de arborização na margem do rio Tocantins nas proximidades da Escola Municipal Enoc Alves Bezerra. “É importante despertarmos essa conscientização ambiental no seio da comunidade imperatrizense, principalmente agora neste início de período de veraneio, embora ainda não tenha sido aberta oficialmente, nas praias do rio Tocantins”, ressalta.
Parceiros – Apoiam a realização da 3ª Blitz Educativa no Rio Tocantins o 50º Batalhão de Infantaria e Selva (50º BIS); a Universidade Federal do Maranhão (UFMA); a Universidade Estadual do Maranhão (Cesi-UEMA); a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Sinfra); o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Imperatriz e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedec).
“Temos ainda sido apoiado pela Fundação Rio Tocantins, a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Associação Comercial e Industrial de Imperatriz e o Conselho Regional de Biologia – 5ª Região”, finaliza.
Comentários