TERAPIA COGNITIVA COMPORTAMENTAL COM CASAL
A terapia Cognitiva Comportamental com casais focaliza especificamente seu estilo geral de pensamentos e percepções, as crenças básicas sobre relacionamentos, e a natureza das interações entre os parceiros. As cognições são vistas como sendo diretamente responsáveis pela insatisfação subjetiva de cada cônjuge com o relacionamento e são abordadas especificamente durante o tratamento.
Algumas das metas especificas da Terapia Cognitiva Comportamental com casais envolvem a modificação de expectativas irrealistas sobre o relacionamento, a fim de corrigir atribuições falhas nas interações do casal e acabar com as interações autodestrutivas.
Distúrbios psicológicos muito frequentemente derivam de erros específicos de pensamento, que foram denominados "distorções cognitivas". Esses erros podem ser habituais e envolver julgamentos e decisões baseados em interpretações das ações de uma outra pessoa, que podem envolver uma inferência arbitrária. Outros erros comuns do sistema de raciocínio são abstração seletiva, supergeneralizaçao, maximização ou minimização, pensamento dicotômico e personalização. O conceito de distorções cognitivas aplica-se a casais cujas expectativas reciprocas são violadas. Casais com frequência desenvolvem, muito cedo em sua vida, crenças básicas sobre relacionamentos em geral e sobre a natureza das relações entre casais. Essas crenças podem ser derivadas de fontes primárias, tais como os pais e a mídia, ou refletir expectativas desenvolvidas a partir de namoros precoces ou de uma idealização sobre o que deveriam ser casamentos e relacionamentos (Dattilio & Padesky, 1995).
Diante do tratamento, outras questões, tais como o efeito que esses aspectos tem sobre a emoção e o comportamento, são também especificamente abordadas.
Acredita-se que, através dessas estratégias, o terapeuta do casal possa ajudar com sucesso os cônjuges a alterar o curso problemático de seu relacionamento.
BECK,A.T. Para Além do Amor. Rio de Janeiro: Ed. Record, 1995.
DATTILIO, f. M.PADESKY, C.A. Terapia Cognitiva com casais. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995
Drª Diana Régia Meireles Saraiva, Psicóloga Clínica com título de Especialista em: Psicoterapia Cognitiva Comportamental, Psicologia Hospitalar e Domiciliar, Dinâmica de Grupo e Relações Humanas, Oncolologia e Saúde Mental. Atua em Psicoterapia e trabalhos de desenvolvimento pessoal com vivências de sensibilização fundamentada na Biopsicologia.
Comentários