Dra. Diana Régia Meireles Saraiva

Aspectos cognitivos da ansiedade
Os pensamentos que acompanham a ansiedade são diferentes dos pensamentos que caracterizam a depressão. A ansiedade é acompanhada de percepção de que estamos em PERIGO, ou que estamos sendo AMEAÇADOS, ou que estamos de alguma forma VULNERAVÉIS. Os pensamentos ansiosos são voltados ao futuro e com frequência preveem catástrofes. Os pensamentos ansiosos, com frequência, iniciam por ‘E se...’ e terminam com um resultado desastroso. Algumas pessoas sentem-se ansiosos em relacionamentos íntimos. Eles podem temer intimidade ou comprometimento. Eles podem também estar preocupados em serem julgados, rejeitados ou envergonhados. Esses pensamentos podem incluir “E se eu me machucar? E se eu for rejeitado?” Esses pensamentos demonstram que algo terrível vai acontecer, característica de ansiedade.

Aspectos cognitivos do pânico
O pânico é medo ou ansiedade extremos. Um ataque de pânico consiste de uma combinação inconfundível de emoções e sintomas físicos. Com frequência, um ataque de pânico é caracterizado por uma alteração nas sensações corporais ou mentais, tais como: batimento cardíaco acelerado, transpiração, dificuldade de respirar, uma sensação de sufocação ou asfixia, tremor, tonteira, dor no peito, náusea, calores ou calafrios ou desorientação. Enquanto muitas pessoas experimentam um ataque de pânico ao menos uma vez em suas vidas, algumas pessoas desenvolvem transtorno de pânico. Elas experimentam ataque de pânico frequente, durante os quais estão convencidos de que estão prestes a morrer. Os pensamentos predominantes no transtorno de pânico são interpretações catastróficas incorretas de sensações corporais e mentais.
A Terapia Cognitiva Comportamental demonstra a aplicabilidade eficaz, segundo estudos, a uma gama de transtornos como: Depressão, Transtorno de Ansiedade, Transtornos Alimentares, Transtornos Obsessivos Compulsivos (TOC), Transtorno de Pânico e Fobia Social, Dependência Química, Terapia Familiar e Conjugal, dentre outros. É aplicável individualmente a adultos, adolescentes e crianças e ainda a grupo.

Dra. Diana Régia Meireles Saraiva: Psicoterapeuta CRP 22/00068. Psicóloga Clínica com título de Especialista em: Psicoterapia Cognitiva Comportamental, pelo ITC-SP; Psicologia Hospitalar e Domiciliar, Dinâmica de Grupo e Relações Humanas, Oncologia e Saúde Mental. Atua em Psicoterapia e trabalhos de desenvolvimento pessoal com vivência de sensibilização fundamentada na Biopsicologia.