O sentimento de memória permeia o 10º Salão do Livro de Imperatriz. Na programação deste ano, evidencia-se o aniversário de 160 anos da cidade. Com marcos significativos na região, o kartismo é um esporte consagrado na construção histórica de Imperatriz, o que pode ser conferido na exposição fotográfica no Salimp "Kart em Imperatriz: 25 anos de velocidade".
O evento teve início no sábado (23) e vai até 1º de julho, no Centro de Convenções. Para a presidente da Academia Imperatrizense de Letras, Edna Ventura, a exposição fotográfica mostra a importância do esporte para a história de Imperatriz.
"A exposição fotográfica dos 25 anos de kart é muito importante porque aqui está toda a história de Imperatriz, tanto nos aspectos econômicos, religiosos, esportivo, geográfico, entre outros. E o aspecto esportivo veio se configurar com a história do kartismo. Então, para nós, é um orgulho ter pessoas como o Giovanni, que de uma coisa bem pequena conseguiu construir essa grande história e até lançar Imperatriz no circuito nacional de kart".
A estudante do 1º ano, Natália Lopes, apreciou as fotografias expostas e comentou a respeito da valorização dos marcos históricos de Imperatriz. "As pessoas têm que dar valor ao esporte maranhense, porque ele é uma parte interessante da nossa história. A gente percebe aqui que as fotos têm emoção, são antigas e transmitem a beleza do esporte".
Composta por 80 fotografias, os registros mostram momentos marcantes da história do kartismo na região como a realização da primeira prova de kart na cidade, a construção do kartódromo e a vinda do tricampeão da F1, Nelson Piquet. (Assessoria de Imprensa)